18 de janeiro de 2020

Viva Bem – Atuação da Musicoterapia

Atuação da Musicoterapia – A prática da Musicoterapia é muito diversificada. Atualmente encontramos musicoterapeutas atuando em instituições para indivíduos portadores de necessidades especiais, escolas maternais, clínicas, creches, hospitais, casas de repouso, asilo para idosos, clínicas psiquiátricas, centros comunitários, indústrias e empresas.
Em empresas e faculdades a atuação da Musicoterapia se baseia em palestras e workshops.
A clientela que pode beneficiar-se com a Musicoterapia é bem eclética: gestantes, pessoas com deficiências múltiplas (visual, mental, auditiva, motora, sensorial, com síndromes diversas, autismo), adultos e crianças com distúrbios emocionais e psiquiátricos, crianças e adultos com dificuldade de aprendizagem, com viciados em drogas, na redução do estresse, com adolescentes.
O paciente que procura a Musicoterapia busca ajuda em função de um problema potencial. Este pode ser imaginário ou real, seja de ordem física, emocional, mental, comportamental, social ou espiritual. O objetivo principal dessa ciência é o de promover a saúde, ou seja, a melhora do paciente, seja portador de patologia ou não.
Os objetivos e métodos dependem de caso para caso, bem como de paciente para paciente. Dependem, enfim, de como se constrói o processo terapêutico. Os objetivos podem ser: reabilitação, recreação, preventivos que irão atender às necessidades emocionais, físicas, intelectuais e sociais do paciente. Busca-se o desenvolvimento e a harmonia biopsicossocial do paciente.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas