29 de janeiro de 2020

Vale Europeu – Santa Catarina

O charmoso Vale do Itajaí
O Vale Europeu é um pedaço da Alemanha no Brasil. Percebe-se essa característica na arquitetura, na culinária e no artesanato, nos jardins bem cuidados, nas ruas limpas, no povo educado, nas festas de outubro. Blumenau é a mais conhecida. Pomerode, a mais germânica. Indaial e Timbó também preservam essa cultura e são bonitas de se ver. A região ainda tem lagos, montanhas e cavernas, próprios para o ecoturismo e os esportes ligados à natureza.


Blumenau 150 anos

Blumenau é famosa pela cultura de origem alemã. A cidade banhada pelo rio Itajaí-Açu completou, em 2000, 150 anos de fundação, comemorados com muita festa, como manda a tradição. Essa mesma cultura preserva seus traços em festas como a Oktoberfest, que traz para Blumenau quase 1 milhão de turistas todos os anos. Nas ruas, o roteiro cultural passa pelas casas em estilo enxaimel e pela rua XV de Novembro, centro comercial, histórico e de agitação. Vale conferir a beleza de locais como a Casa Husadel, em estilo suíço, e o Castelinho da Malwee.

Blumenau é também o maior pólo têxtil do Brasil e grande centro de compras, com destaque para cristais e porcelanas. Outra face importante da cidade é a da preservação: pelo menos três parques protegem a Mata Atlântica da região e estão abertos para passeios: Spitzkopf, Artex e São Francisco de Assis.

Infra-estrutura para eventos
A cidade de Blumenau é também o maior centro turístico da região. Oferece a melhor estrutura hoteleira e gastronômica, além de acesso fácil para todas as pequenas cidades à sua volta, onde não faltam boa comida e artigos coloniais. Pelo menos três grandes centros de eventos são intensamente aproveitados. O Teatro Carlos Gomes recebe cerca de 600 eventos por ano, entre peças teatro e espetáculos. Os pavilhões da Proeb, além de sediar a Oktoberfest, são usados para outros eventos de médio e grande porte durante todo o ano. E o Garden Convention Center, no Grande Hotel Blumenau.

Rios, lagos e montanhas
Os caminhos do Vale levam a cidades bonitas como Timbó, Indaial, Rio do Sul e Nova Trento, onde se destaca o turismo religioso do Santuário Madre Paulina, e a regiões de natureza intensa, como de Alto Rio dos Cedros, com seus lagos em meio às montanhas, as cavernas de Botuverá, e Ibirama, cenário perfeito para esportes radicais.

Brusque é o centro da indústria têxtil – paraíso das compras, especialmente vestuário e artigos de cama, mesa e banho. Além disso, a cultura alemã está preservada na arquitetura, na culinária e no espírito festivo do povo da cidade.

Em Pomerode, a cidade mais alemã de Santa Catarina, o povo mantém vivas as tradições trazidas pelos imigrantes. Pelo menos 95% dos moradores fala fluentemente o idioma alemão e as casas e os jardins floridos fazem o visitante sentir-se na Europa.

Cenários para o ecoturismo
A região do Alto Vale do Itajaí permite incursões por uma natureza exuberante. O rafting é praticado nas corredeiras da região de Apiúna, e as operadoras funcionam o ano inteiro. O Vale das Cachoeiras, entre Presidente Getúlio e Vitor Meirelles, também oferece inúmeras possibilidades. Na caverna de Botuverá, com 400m de trilhas subterrâneas, as atrações são as formações rochosas esculpidas durante séculos pela natureza.

Roteiros Especiais
Festas de Outubro
As festas de outubro movimentam o Vale do Itajaí. A mais importante é a Oktoberfest – durante 17 dias, Blumenau recebe uma multidão de quase 1 milhão de turistas. Outra grande festa da região é a Fenarreco, de Brusque. Em cidades de regiões vizinhas acontecem outras festas também importantes para o roteiro de outubro: Schlachtfest, em São Bento do Sul; a Schützenfest, em Jaraguá do Sul; a Marejada, em Itajaí, e a Fenachopp, em Joinville.

Turismo Religioso
Dois santuários, localizados na região do Vale do Itajaí, recebem visitantes de todas as partes do país: o Santuário da Madre Paulina, na localidade de Vígolo, em Nova Trento, e o Santuário de Azambuja, em Brusque.

Fonte do texto: Site do Governo de Santa Catarina.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas