31 de março de 2020

    Um Pouco do Sol pode ser Benéfico – Corpo e Saúde

    Um Pouco do Sol pode ser Benéfico – Embora a exposição excessiva ao sol aumenta o risco de câncer de pele, um pouco de luz solar é benéfica, particularmente os raios ultravioleta-B (UV-B), o componente da luz solar que desencadeia a produção de vitamina D no corpo.
    A vitamina D não só ajuda na formação como na manutenção de ossos fortes. Do mesmo modo, esta vitamina ativa vários genes responsáveis pela regulação do ciclo celular, ajudando assim a prevenir a divisão descontrolada das células, o que pode conduzir ao desenvolvimento de qualquer tipo de câncer.
    A exposição à luz do sol é a forma mais efetiva de receber vitamina D que tomá-la por via oral. A vitamina D, sintetizada a partir da energia solar também dura mais tempo no organismo. 
    A deficiência de vitamina D é um distúrbio que merece atenção, não somente quando se trata das crianças, mas também das pessoas que estão entrando na casa dos 40 anos, pois a deficiência da vitamina D também atinge adultos a partir dessa faixa etária. A dor muscular e articular crônica, que muitas vezes se apresenta a partir dos 40 anos pode ter sua origem na deficiência de vitamina D no organismo.
    As pessoas da raça negra têm maior tendência a sofrer de deficiência da vitamina D porque sua pele escura propicia uma menor radiação dos raios UV-B. Para as pessoas da raça branca, cuja pele absorve melhor a radiação UV-B, a exposição das mãos, do rosto e dos braços durante 5 a 10 minutos, duas a três vezes por semana, de preferência antes das 10 horas da manhã ou após as 4 horas da tarde, será suficiente para restabelecer a reserva de vitamina D do corpo.
    Do mesmo modo, a vitamina D é lipossolúvel, ou solúvel na gordura do corpo, de modo que se uma pessoa toma suficiente sol na primavera, verão e outono, pode confiar em suas reservas de nutrientes em sua gordura corporal durante os meses de inverno, quando a exposição ao sol é menor.
    Porém, as pessoa de pele mais escura requerem 10 a 20 vezes mais exposição ao sol que as da raça branca para sintetizar a mesma quantidade de vitamina D, comentou um estudioso sobre o assunto.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas