12 de dezembro de 2019

Tratamento das Varizes Com a Medicina Alternativa

VARIZES

Dilatação das veias causada por estancamento do sangue em determinada região. Por causa da pressão sanguínea, a veia se dilata formando varizes.
Geralmente ocorrem nas pernas, abaixo do joelho e na região anal – neste caso, recebem o nome de HEMORRÓIDAS. Pessoas com mais de 40 anos de idade e aquelas que trabalham muitas horas em pé, com poucos movimentos, são as que têm maior chance de desenvolverem varizes. Nas mulheres, é muito comum surgirem durante a gravidez.
Além disso, tudo que prejudique o fluxo normal do sangue pode produzir veias varicosas: roupas apertadas, cinturões, faixas, ligas, sapatos apertados, sapatos com salto muito alto etc. Algumas enfermidades também prejudicam o fluxo sanguíneo: PRISÃO DE VENTRE e DOENÇAS DO FÍGADO são as principais. Se não forem tratadas, as varizes podem degenerar-se em úlceras varicosas e flebite.
Use meias elásticas que comprimam as pernas para evitar o surgimento de varizes. Suspenda da alimentação os alimentos cárneos, principalmente embutidos; os gordurosos (frituras, laticínios, margarina, chocolate) e os condimentos irritantes; substitua-os por alimentação natural, composta de legumes crus, frutas frescas da época e cereais integrais. Use alimentos DEPURATIVOS DO SANGUE, DIURÉTICOS e beba água pura e fresca em abundância.
Combata o sedentarismo através de exercícios físicos moderados e regulares.
Emergência: Havendo ruptura de alguma veia varicosa, envolva a perna com uma faixa de gaze limpa, embebida em água boricada e eleve a perna acima do nível do coração, até que a hemorragia estanque. Se não houver melhora em 20 minutos, procure um médico.
TRATAMENTOS
Hortaliças
Alface • Aplicar cataplasma com folhas quentes, com duração de 15 minutos. Substituí-las quando esfriarem. Ao final da aplicação, fazer fricção local com toalha molhada em água fria, para fechar os poros.
Cebola • Suco diluído em água. Tomar 3 xícaras ao dia.
Incluir cebola na alimentação, na forma de salada temperada com alho, limão, azeite de oliva e sal.
Couve • Aplicar cataplasma com folhas quentes, com duração de 15 minutos. Substituí-las quando esfriarem. Ao final da aplicação, fazer fricção local com toalha molhada em água fria, para fechar os poros.
Rabanete – Suco diluído em água. Tomar 2 xícaras ao dia.
Outros Tratamentos
Geléia Real • Diluir 20 g em 1 litro de mel. Tomar 1 colheres das de sopa, 4 vezes ao dia.
Geoterapia • Compressa local de argila com cebola ralada, com duração de 2 horas. Repetir 3 vezes por semana.
Helioterapia • Banhos de sol matutinos (até as 10 horas), com duração de 60 minutos. Acomode a perna em posição acima do nível do coração.
Hidroterapia • Banho vital diário com duração de 20 minutos, 2 vezes ao dia.
• Aplicação de jato de água fria nas pernas diariamente, com duração de 2 minutos. Depois da aplicação, seque as pernas e faça massagem local com óleo de amêndoa.
Para estimular a circulação sanguínea, ao dormir use bolsa de água quente na panturrilha (barriga da perna).

Texto extraído do livro “Medicina Alternativa de A a Z”, Carlos Nascimento Spethmann.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

Postagens Relacionadas