25 de fevereiro de 2020

    Tratamento das Doenças do Ouvido Com a Medicina Alternativa

    OUVIDO, DOENÇAS DO

    O aparelho auditivo, além de responsável pela audição, faz parte do complexo sistema de equilíbrio do corpo humano. Através do canal auditivo, muitas substâncias, bactérias e corpos estranhos podem introduzir-se no organismo, causando infecções de maior ou menor gravidade.
    Dores de ouvido podem resultar de inflamações leves, mas requerem cuidados imediatos para evitar complicações. E muito arriscado introduzir objetos pontiagudos através do canal auditivo, mesmo com a finalidade de remover os excessos da cera que se forma no canal; estes objetos podem lesionar suas paredes, ou até mesmo perfurá-lo, com graves conseqüências.
    Os traumatismos violentos podem romper os tímpanos, resultando em sangramento, náusea e zumbido nos ouvidos.
    O aparelho auditivo também está sujeito a complicações decorrentes de enfermidades das vias respiratórias: assuar fortemente o nariz, espirros violentos, inflamação das amígdalas e inflamação de adenóides prejudicam os órgãos da audição.
    Após os banhos de piscina ou de praia, seque muito bem os ouvidos com um tecido macio, pois o acúmulo de água cria um ambiente propício ao surgimento de fungos e bactérias que originam doenças.
    Havendo complicação auditiva, procure um médico otorrinolaringologista.
    TRATAMENTOS
    Hortaliças
    Abóbora • Assar flores de aboboreira e fazer cataplasma quente na região externa do ouvido, com duração de 20 minutos.
    Alho • Fritar 2 dentes de alho em 2 colheres das de sopa de azeite de oliva. Embeber um pedaço de algodão no azeite ainda morno e usá-lo para tamponar o ouvido.
    Salsa • Sumo das folhas e talos. Aquecer levemente, embeber um pedaço de algodão no sumo e usá-lo para tamponar o ouvido.

    Frutas
    Amêndoa • Aquecer óleo de amêndoa, embeber um pedaço de algodão e usá-lo para tamponar o ouvido.
    Plantas
    Bolsa-de-pastor • Sumo das folhas e talos. Aquecer levemente, embeber um pedaço de algodão no sumo e usá-lo para tamponar o ouvido.
    Trevo-cheiroso • Macerar as folhas e aquecê-las no fogo. Fazer cataplasma quente na região externa do ouvido, 2 vezes ao dia, com duração de 20 minutos.
    Outros Tratamentos
    Geoterapia • Compressa de argila com cebola ralada na região da garganta e do ouvido, com duração de 1 hora.
    Hidrotreapia • Inalação sobre chá de eucalipto (100 g para 1 litro de água) e suco de cebola, com duração de 1 5 minutos.

    Texto extraído do livro “Medicina Alternativa de A a Z”, Carlos Nascimento Spethmann.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas