18 de janeiro de 2020

Savanas, Lavrados e Cavalos – Roraima

BuritiSAVANAS (CAMPOS GERAIS), LAVRADO
E CAVALOS LAVRADEIROS DO MARUAI

Savanas, Campos ou lavrados:
A floresta cede espaço às Savanas, conhecidas também pelo nome de Campos Gerais, formando extensa clareira, a maior de toda a Amazônia. Possui formato quadrilátero com 200 Km de extensão no sentido norte-sul e 180 Km de leste a oeste do Estado.

Nesta região encontram-se atrações turísticas como os Buritizais que margeiam os rios, os Cavalos Lavradeiros em toda a extensão dos Lavrados do Maruai, a revoada de garças às margens dos muitos lagos da região, a mística Pedra Pintada e ainda se pode ver o tamanduá bandeira em sua busca de alimentação.

Cavalo Lavradeiro:
A introdução de cavalos de Roraima iniciou-se, provavelmente, por volta de 1718, quando os portugueses subiram o rio Branco e iniciaram a colonização. O sistema extensivo que existia nas fazendas de criação de bovinos, levaram os cavalos a se reproduzirem com pouca ou nenhuma participação do homem. A seleção natural, ocorrida a quase trezentos anos, formou o “lavradeiro de Roraima”.

Durante esse tempo, surgiram várias gerações de animais em estado livre, onde o acasalamento ocasional e a luta pela sobrevivência foram os métodos adotados pela natureza para a formação da raça.

As condições climáticas do lavrado de Roraima, a alimentação de baixo valor nutritivo e o isolamento geográfico, por muralhas naturais (serras da fronteira), levaram esses cavalos a apresentar características bastante peculiares: animais pequenos (1,40 m), alto índice de fertilidade, muito velozes (podem correr por 30 minutos a 60 Km/h), resistentes ao trabalho árduo e tolerantes à doenças e parasitas.

Todos estes aspectos levam a crer que o cavalo “lavradeiro” é um importantíssimo material genético. A comercialização para o abate, a caça ilegal e o cruzamento com outras raças, tem contribuído para a rápida descaracterização e ameaça de extinção dos últimos 200 animais da espécie.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas