25 de janeiro de 2020

Região das Serras – RS

Região das Serras – No verde-azulado da serra, mesclado de vales, montanhas, pinheiras e parques, a região das hortências, de tradições alemãs, serve fartas mesas no seu café colonial. Poucos resistem aos apelos dos doces e tortas, e ainda dos deliciosos chocolates, do fondue, das malhas coloridas e do variado artesanato.

Os dias muito frios trazem a neve e um clima europeu reúne as pessoas junto às lareiras. O verão enche de hortências os jardins, as calçadas e as estradas de Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

As casas em estilo enxaimel conferem um jeito de vilas bávaras e alpinas a essas cidades e a natureza mostra-se generosa a quase 1.000m acima do nível do mar.

O Itaimbezinho e a Fortaleza dos Aparados, em Cambará do Sul, proporcionam um espetáculo fascinante com seus cânions cortando a paisagem tranquila dos campos de cima da Serra.

Grandes ou pequenas, coloniais ou industriais, todas turísticas, as cidades da zona da serra se destacam por seus vinhos e cantinas.

Uma infra-estrutura de primeira linha oferece boas opções de hospedagem e da gastronomia típica italiana. Caxias do Sul produz desde minúsculos botões a carrocerias de ônibus, prataria, implementos agrícolas e cutelaria. Garibaldi é o maior produtor de champanhe do País e Bento Gonçalves produz vinho de mesa de qualidade. Em horário comercial, as cantinas abrem suas portas para visitação e degustação. Antônio Prado é uma das cidades mais típicas da região, com um conjunto de 47 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico, preservando a herança dos primeiros imigrantes. Músicas, danças e costumes dos pioneiros italianos movimentam as alegres festas da uva e do vinho.

Para conhecer os hábitos e o modo de viver desses descendentes nada melhor do que percorrer os arredores das cidades, atravessando a serra, vales, matas nativas e parreiras.

ZONA DA SERRA

Hortênsias: Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirama, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.

Serra: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Campestre da Serra, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Guaporé, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabijú, Ipê, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Paranhana – Encosta da Serra: Igrejinha, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Parobé, Picada Café, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do herval, Taquara e Três Coroas.

Nordeste: André da Rocha, Barracão, Cacique Doble, Caseiros, Charrua, Esmeralda, Ibiaça, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tupanci do Sul e Vacaria.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas