23 de janeiro de 2020

Radionovela da História do Dito Gaioleiro – Capítulo 15

Rádionovelas – Está de volta do encantamento das radionovelas! Matando as saudades dos que as acompanharam e dando oportunidade aos que não as conheceram de saberem um pouco mais da nossa cultura, inauguramos hoje uma nova página com as radionovelas brasileiras. A primeira será a “História do Dito Gaioleiro”, produzida pela Rádio Nacional da Amazônia em 1980. Brevemente você poderá acompanhar, também, as da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A partir de hoje, às segundas, quartas e sextas-feiras, viva (e reviva!) as imagens mágicas evocadas pelas ondas do rádio da época áurea das radionovelas.

Radionovelas da Rádio Nacional da Amazônia – Radiobras

Título: “História do Dito Gaioleiro” (primeira radionovela da Rádio Nacional da Amazônia)
Autora: Heleninha Bortone
Sonoplastia: Antonio José Pereira de Souza (Tom Zé)
Reprodução: Gustavo Neto
Apoio para a internet: toda a equipe da Rádio Nacional
Estreou: janeiro de 1980
Atores: marcelo (tio João), Heleninha (Dito Gaioleiro e narração), Luisa Inês (tia Filoca, Mariana e sabiá), Elizabel (Antonico e tucano), Mara (Estelinha), Antônio Carlos (Nego Véio, macaco, curió, Zé Marceneiro e Ditão rachador de lenha), Tânia Regina (rainha onça e uinhambu) e Valdir (galo)
Sonoplastia: Antônio José
Operador de aúdio: Peruca
Adaptação: Heleninha Bortone
Realização: Estudios da Rádio Nacional da Amazônia

OUÇA ABAIXO O 15º CAPÍTULO

Sinopse: Certa vez li um conto juvenil que falava sobre um menino que fazia gaiolas com perfeição. Adorei o conto e fiquei inspirada.Criei um história com um menino da cidade, uma menina da fazenda e um garoto, também do campo, craque em fazer gaiolas e armar arapucas para pegar passarinhos. Seu nome era Dito Gaioleiro.As três crianças, de aproximadamente nove anos, passam as férias juntas e vivem uma experiência inesquecível. Encontram na mata o lendário “Nêgo Véio”, temido pela fama de feiticeiro. E graças a truques mágicos, os três embarcam numa viagem ao mundo dos bichos. O “Nêgo Véio” queria fazê-los entender e respeitar a vida animal. E conseguiu! De volta ao mundo real, a amizade com o “Véio” estava selada para o resto da vida. Daquele dia em diante nada seria igual para os três companheiros.”História do Dito Gaioleiro” é uma novela com vários personagens e ouvintes de todas as idades que mergulham num mundo de fantasia dentro da mata, através dela.Além do enredo, ainda há várias vozes autênticas de pássaros que embelezam a história.

Heleninha

10º
11º12º13º14º15º16º17º18º19º20º
OUTRAS RÁDIONOVELAS  OUÇA OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas