19 de janeiro de 2020

Planalto Serrano – Santa Catarina

Serra, neve e turismo rural
O Planalto Serrano catarinense é a região mais fria do Brasil. E é o único lugar no país onde a precipitação de neve é certa – todos os anos a paisagem verde-amarelada de araucárias, coxilhas (campos ondulados) e taipas (muros de pedra) torna-se branca, mesmo que por poucos dias, no inverno. Nestes dias, até as águas das cachoeiras congelam.

É uma região de campos de altitude, florestas e grandes cânions. Nos campos, ficam as fazendas, algumas com serviços de hospedagem. A região é ideal para o turismo rural. Lages, maior cidade do Planalto Serrano, há dois séculos era entreposto comercial no Caminho dos Tropeiros, no qual era feito o transporte de gado entre Rio Grande do Sul e São Paulo. Hoje, a cultura campeira, cujos ícones são o homem do campo, as fazendas e o cavalo, é predominante na Serra Catarinense. Algumas das fazendas que oferecem turismo rural são centenárias. O frio, as histórias de tropeiros contadas ao pé do fogo de chão,
o pinhão, o chimarrão, o camargo (café misturado com o leite saído na hora, bebido ao pé da vaca) criam uma atmosfera especial, repleta de calor humano e hospitalidade.

Roteiros especiais
Estrada da Serra do Rio do Rastro
Ligação entre o Litoral e o Planalto Serrano, a SC-438 desce em curvas sinuosas de uma altitude de 1.467 metros até o nível do mar. É extraordinária obra rodoviária e uma das atrações da região, com belíssimos visuais panorâmicos. Outra estrada que impressiona na região é a da Serra do Corvo Branco.

Morro da Igreja
Situado dentro do Parque Nacional de São Joaquim, é um dos pontos mais alto de Santa Catarina, com 1.822 metros de altitude. Guarda o cartão postal de Urubici, a Pedra Furada (foto), impressionante escultura talhada na pedra. Outros três morros merecem destaque na região. O Morro do Avencal tem sítios históricos com pinturas rupestres. O Morro do Campestre apresenta formações rochosas que se assemelham a gigantescos totens de pedra. E o Morro da Boa Vista, o mais alto pico de Santa Catarina (1.827 m), no Campo dos Padres.

Fonte do texto: Site do Governo de Santa Catarina.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas