2 de abril de 2020

    Opera anuncia navegador que lê páginas da internet em voz alta – Informática

    Opera anuncia navegador que lê páginas da internet em voz alta

    A empresa norueguesa Opera Software anunciou que a nova versão do navegador Opera, com lançamento previsto para o final deste mês, poderá ler páginas da internet em voz alta.

    O Opera 8.0 também responderá a comandos por voz e permitirá que os usuários aumentem os corpo das letras em até dez vezes.

    Os internautas também poderão criar os seus próprios “estilos”, segundo os programadores da empresa. Isso permtirá que as páginas sejam vistas com as cores e as fontes escolhidas pelos usuários.

    “Nossa missão sempre foi oferecer a melhor experiência de internet para todos”, diz Berit Hanson, porta-voz do Opera. “Então não queríamos que os deficientes visuais fossem excluídos dessa experiência.”

    Deficiência visual

    No entanto, o browser ainda não funciona com programas de leitura de tela especificamente usados por cegos, então seus recursos devem chamar mais a atenção daqueles com visão parcial.

    A companhia afirma que as características da nova versão não foram feitas apenas para deficientes.

    “Nossa idéia é dar o primeiro passo para que a interação entre homem e computador se torne mais natural”, diz Hanson.

    “As pessoas não estão sempre em uma situação em que têm acesso a um teclado, então o novo Opera faz com que a internet possa ser uma experiência que não precisa das mãos para acontecer.”

    Diferentemente de outros programas de reconhecimento de voz disponíveis no mercado, o Opera não requer que comandos sejam gravados para funcionar.

    Cerca de 50 comandos de voz estão disponíveis no navegador, e os usuários precisarão usar fones de ouvido com microfones acoplados.

    As ferramentas de voz, baseadas em uma tecnologia da IBM, só funcionarão, em um primeiro momento, com o sistema operacional Windows e em inglês.

    O browser pode ser baixado gratuitamente, mas vem acompanhado de banners comerciais.

    O Opera já é usado por cerca de 10 milhões de pessoas em diferentes sistemas operacionais.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas