1 de abril de 2020

    O Protestantismo – Religiões

    O Protestantismo surgiu a partir de uma reforma religiosa que teve lugar no século XVI, liderada pelo padre alemão Martinho Lutero. Tal movimento culminou na divisão da Igreja Católica e foi denominado “cisma”. Foi assim que tiveram origem outras igrejas, igualmente cristãs, mas independentes da liderança do Papa. Lutero e os outros reformistas desejavam que a Igreja Cristã voltasse à sua pureza primitiva. As idéias para essa reforma foram detalhadas em 95 teses, elaboradas por Lutero, depois de uma série de discussões envolvendo grande parte do clero alemão. Uma das principais propostas dessa reforma religiosa foi a supressão das indulgências, que consistiam na “compra” do perdão pelos pecados cometidos, através de certos atos de devoção e piedade e até mesmo da compra do perdão “vendido” por autoridades eclesiásticas. A reforma protestante propunha, ainda, a extinção da mediação da Igreja e dos Santos entre Deus e os homens, prevalecendo a ligação direta entre Deus, com a mediação única de Jesus Cristo, e a humanidade. Por essa razão as igrejas protestantes não adotam imagens de santos, nem tampouco o culto à Virgem Maria, mãe de Jesus.
    Em princípio, Martinho Lutero e seus simpatizantes não pretendiam provocar um cisma na Igreja, mas apenas rediscutir algumas diretrizes e efetuar reformas na Igreja Católica. Porém, em razão de suas idéias reformistas, Martinho Lutero foi excomungado pelo Papa no ano de 1530. Tal atitude papal alterou radicalmente os rumos da fé cristã na Europa e no mundo, dando origem ao Luteranismo. O primeiro país a aderir a essa primeira vertente do protestantismo foi a Alemanha, berço de Lutero. Depois, a Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1537, a Dinamarca, a Suécia, a Noruega e a Islândia já tinham aderido aos princípios luteranos. Na Suíça, foi um ex-padre, Huldreich Zwingli, quem difundiu o protestantismo e, na França, o propagador foi João Calvino (1509-1564). A Reforma Protestante também ganhou grande número de adeptos na Escócia e nos Países Baixos. 
    O protestantismo, atualmente, predomina em várias partes do mundo, tendo sido o termo “protestante” substituído pelo termo “evangélico”. Os Estados Unidos é um bom exemplo de expansão dessa forma de expressão da religião cristã. Existem os cultos sóbrios e bem-comportados, como o Luterano, o Batista e o Presbiteriano, e também os rituais exuberantes e extáticos das mais recentes igrejas pentecostais. Conheça algumas especificações sobre diferentes doutrinas cristãs não-católicas. Gostaríamos de deixar registrado que não enumeramos aqui todas as igrejas cristãs protestantes, ou evangélicas, mas somente algumas delas.

    O Calvinismo
    A vertente protestante iniciada por João Calvino, na França, fundamenta-se em três bases principais: a supremacia da palavra de Deus, conforme explicitada na Bíblia, a exaltação da fé e a predestinação. A predestinação preconiza que Deus escolhe previamente aqueles que serão salvos, isto é, aqueles que são considerados os eleitos por Deus. A busca da realização material (no setor profissional e nas finanças, por exemplo) também é valorizada por essa doutrina, que enaltece a importância do trabalho do homem, como um aperfeiçoamento da criação divina. Além disso, a prosperidade material pode ser entendida como um sinal de salvação, isto é, de predestinação positiva. Nesse ponto, o calvinismo apresentou uma abordagem muito mais confortável para a burguesia que despontava na Europa daquele período, em contraposição à idéia da pobreza como sinônimo de virtude, defendida por algumas correntes do catolicismo.

    Culto Batista
    Difundir o evangelho de Jesus Cristo constitui a essência da fé batista. Nas celebrações religiosas, os cânticos de louvor a Deus se alternam com as orações e leituras bíblicas. Os membros da igreja são incentivados a convidar outras pessoas a participarem das celebrações. Os fiéis também têm o dever de contribuir com o dízimo, de orar diariamente e de participar de algum trabalho dentro da Igreja. Mensalmente, os batistas participam da “Santa Ceia”, compartilhando pão e suco de uva (que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo). O Batismo é feito por submersão, ou seja, o fiel mergulha tem o seu corpo inteiro mergulhado nas águas, diferentemente do uso católico.

    Culto Luterano
    O culto luterano é considerado como o mais liberal e progressista de todos os cultos protestantes, pois defende a idéia de que todas as igrejas que pregam o Evangelho são dignas e devem ser reconhecidas pelos demais cristãos. Para o luteranismo a Igreja é uma espécie de corporificação do próprio Cristo. Em suas celebrações, costuma-se proceder à leitura bíblica, às orações de agradecimento, louvor e súplica, à meditação e à entoação de salmos e hinos.

    Culto Metodista
    O principal ensinamento metodista é o de que Deus mostra os nossos pecados e nos perdoa, na proporção do nosso arrependimento. Em resposta, Ele espera receber a nossa gratidão, o nosso amor, a nossa obediência e, acima de tudo, a nossa fé. A exemplo de outras correntes protestantes, a Igreja Metodista tem no culto dominical sua mais importante cerimônia da semana. Mas, no decorrer desta, os congregados costumam participar de outros encontros, formando grupos de oração, de estudos bíblicos, de trocas de informações e testemunhos, etc. Eventualmente, são realizadas as chamadas “Festas de Amor”, ou “Ágapes”, em que os irmãos se reúnem para compartilhar o pão e a água e para falar sobre suas experiências na vida cristã. A doutrina metodista estimula principalmente a prática devocional cotidiana, da qual fazem parte a meditação, a oração no lar, a leitura diária das Escrituras Sagradas e os cultos domésticos. 

    Culto Presbiteriano

    Para os presbiterianos, tudo que acontece é segundo a vontade de Deus (vemos aqui uma semelhança com o Islamismo, na expressão “estava escrito”). Assim sendo, é Deus quem busca aqueles que vão servi-Lo e lhes concede a oportunidade do arrependimento, do perdão e da redenção. Através de Jesus Cristo, Deus expressa seu amor infinito pelos homens e o objetivo de todo fiel deve ser aproximar-se à perfeição de Jesus Cristo, para alcançar a plena comunhão com o Criador. Além de participar dos cultos dominicais, dos estudos bíblicos e de outras reuniões semanais, o fiel é exortado a praticar outras atividades cristãs cotidianas: ele deve orar, ler a Bíblia e manter-se continuamente em sintonia com Deus. As festividades presbiterianas mais importantes são: o Advento (em que é relembrada a vinda de Jesus, com ênfase no seu próximo retorno); o Natal; a Epifania (comemoração da manifestação de Cristo a todos os povos); a Quaresma, que culmina na Páscoa (em que são relembradas a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo); a Ascensão (celebração da elevação física de Jesus ao Reino de Deus); e o Pentecostes (que é a manifestação do Espírito Santo de Deus entre os homens). As ofertas doadas pelos fiéis no decorrer dos cultos, bem como a entrega do dízimo, simbolizam a alegria da comunidade com as graças concedidas pelo Criador.

    Culto Pentecostal
    Uma aproximação direta entre Deus e o homem é a base primordial sobre o qual se apóiam os cultos pentecostais de um modo geral. Aliás, é importante ressaltar que esse ramo do protestantismo é o que mais cresce nos dias atuais e em todo o mundo, com penetração até no mundo oriental. A exaltação, a fé proclamada em altos brados e a crença no Batismo pelo Espírito Santo (Pentecostes) são as características principais das cerimônias realizadas por essas igrejas. O roteiro seguido no decorrer dos cultos é praticamente o mesmo adotado nas igrejas batistas, com a diferença de que as orações e os hinos são entoados com um entusiasmo e um fervor tão grandes, que beiram o êxtase. Além disso, boa parte do culto é dedicada aos testemunhos, em que os fiéis se posicionam à frente da platéia para falar de alguma graça alcançada ou para dar um exemplo da manifestação de Deus em suas vidas. O Batismo pelo Espírito Santo é identificado quando algum fiel se põe a falar em “línguas estranhas”, o que normalmente ocorre durante as orações. Os rituais de exorcismo costumam ser mais freqüentes nas igrejas pentecostais do que em outras igrejas cristãs, e deles participam todos os fiéis, orando em uníssono, sob a liderança de um ou mais líder do culto. Os membros da Igreja participam da vida comunitária de muitas formas: pregando o Evangelho (todo fiel tem o dever de tentar ganhar novas almas para Jesus), participando de atividades internas (no coral, nos estudos bíblicos, nos grupos de jovens, na escola dominical, etc.) e contribuindo com o dízimo e outras ofertas em dinheiro para fins específicos.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas