6 de abril de 2020

    Mulher e Mulher – ABC do Design

    ABC do Design

    A cor pode ser um dos princípios mais importantes do design. Contudo, conceitos como espaço, linhas ou texturas nunca devem ser menosprezados.

    Nas diversas opções de estilos, desde o moderno ao clássico, passando pelo rústico ou pelo citadino, tenha em atenção os seguintes elementos. Verá que tudo ficará mais bonito e equilibrado.

    Espaço

    As paredes delimitam o espaço de uma sala. A maneira como esse espaço é definido dependem do modo como a cor, as linhas e as texturas são combinadas.

    * Para que uma sala pequena pareça maior, dê ênfase aos espaços abertos (janelas e porta) de modo a expandir os horizontes. Eventuais padrões das paredes e/ou sofás devem ter motivos de pequena escala. Use e abuse da luz e de cores frias.

    * Para que uma sala grande pareça mais pequena, use cores contrastantes e diferencie texturas e padrões para sugerir áreas distintas. As cores devem ser escuras.

    Linhas

    As linhas de uma determinada área definem o formato do espaço e direcção visual dominante criada pelos elementos decorativos. Uma sala pode ter muitas linhas: verticais, horizontais, diagonais, angulares ou curvas. Padrões geométricos, móveis ou mesmo formato das janelas podem alterar a percepção do tamanho de uma determinada sala.

    Textura

    Tinta de areia, veludo, tapeçarias, mármore ou vitral são apenas alguns exemplos dos muitos tipos de textura. Estes materiais têm diferentes efeitos visuais e tácteis, podendo inclusive tornar o espaço mais quente ou mais frio, mais pequeno ou maior.

    Padrões

    Os padrões transportam ritmo e vitalidade para um espaço, unificando cores e texturas. O simples facto de pensar como os padrões se aplicam nas paredes e como interagem facilita o processo decorativo.

    * Padrões naturalistas, como motivos floridos, são realistas. Os padrões estilizados simplificam o design natural e tendem a captar a essência. Os padrões geométricos e/ou abstractos são interpretações artísticas dos padrões realistas e geométricos.

    * O tamanho dos motivos, ao ser comparado com outros elementos, é denominado escala. Alguns padrões de escala pequena são tão reduzidos que visualmente são “lidos” como texturas. Para evitar que uma sala pareça pequena, escolha um padrão com um fundo aberto e arejado. Deste modo , a visão “trespassa” o padrão, aumentando o espaço.
    Uma sala bem proporcionada geralmente aguenta motivos de larga escala. Estes motivos têm um efeito desenhado, o que “aproxima” as paredes.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas