26 de janeiro de 2020

Mergulho e Praias – Vila Velha

Mergulho

Ilha dos Pacotes

Profundidade:8 a 16 metros/Visibilidade:7 a 15 metros
Espécies encontradas: corais, estrelas-do-mar, esponjas, anêmonas, gorgônias, frades, parus, trombetas, peixes-borboleta, peixes-anjo, lagostas, polvos, moréias e salemas.
Melhor época: janeiro a maio
Distância da costa: 2 milhas
Operadoras: Águaviva/Vilasub.
Observações: O ponto fica bem próximo a costa sendo ideal para o mergulho noturno.

Naufrágio Plataforma

Profundidade:30 a 38 metros/Visibilidade:5 a 15 metros
Espécies encontradas: garoupas, meros, olhos-de-boi, bonitos, xaréus e dentões.
Melhor época:janeiro a maio
Distância da costa:4 milhas
Situação atual da embarcação: A plataforma encontra-se naufragada próxima ao Porto de Tubarão, junto aos navios cargueiros que aguardam a entrada para o porto.
Operadoras: Águaviva/Vilasub.
Observações: Indicado para mergulhadores mais experientes, exigindo muita técnica devido as fortes correntes marinhas no local.

Praias

Praia da Barra do Rio Jucu
Descrição: Mar com ondas fortes, repuxo e águas escurecidas pelo rio Jucu. É freqüente no final da tarde ocorrer a revoada das garças.
Infra-estrutura da orla: Praia semi-deserta, não dispõe de infra-estrutura turística.
Localização: No bairro Barra do Jucu, a 11km da sede de Vila Velha.
Acesso: Pela Rodovia do Sol, siga a sinalização para Barra do Jucu. Na Vila da Barra do Jucu passe a Praça da Igreja até a antiga ponte de ferro, que é preciso atravessar a pé.
Observações: A Barra do Jucu é uma antiga vila de pescadores que preserva ainda suas características de vila e o seu folclore, como as Bandas de Congo que costumam tocar nos fins-de-semana. A foz do Rio Jucu é bastante procurada para a prática de esportes náuticos como caiaque e jet-ski e a praia é indicada para a prática de surfe.

Praia da Costa
Descrição: Praia com mar de ondas mais fortes no trecho sul e com uma pequena enseada de águas rasas e transparentes na parte norte.
Infra-estrutura da orla: Calçadão, ciclovia, quiosques, restaurantes, áreas para prática de vôlei de praia e iluminação noturna.
Localização: No bairro Praia da Costa, na sede de Vila Velha.
Observações: A parte norte da praia é ideal para crianças e para a prática de esportes náuticos como caiaque e windsurfe. Na alta temporada são instaladas barracas de artesanatos e parques infantis em alguns trechos da orla.

Praia de Coqueiral de Itaparica
Descrição: Vizinha das Praias da Costa e de Itapoã, é uma praia reta, com mar de águas transparentes e ondas fortes.
Infra-estrutura da orla: Calçadão, quiosques, restaurantes e iluminação noturna.
Localização: No bairro Coqueiral de Itaparica, na sede de Vila Velha.
Observações: Nos fins-de-semana a vida noturna é movimentada pelos quiosques, bares e restaurantes da orla. Na alta temporada são instaladas feiras de artesanatos e parques-infantis. Ideal para prática de surf, principalmente na maré alta.

Praia de Itapoã
Descrição: Vizinha da Praia da Costa, é uma praia aberta e inclinada, com areia fofa, mar de ondas fortes e águas claras.
Infra-estrutura da orla: Calçadão, quiosques, restaurantes e iluminação noturna.
Localização: No bairro Itapoã, na sede de Vila Velha.
Observações: Na parte central da praia é comum encontrar pescadores que costumam sair durante a madrugada e, no final da tarde, fazer o arrastão, quando as redes são puxadas para a areia. Durante a noite a praia central é bastante procurada para a prática de esportes como futebol de areia e vôlei de praia.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas