30 de março de 2020

    Litoral Norte e Costa Esmeralda – Santa Catarina

    Sol, mar e um show da natureza
    O Litoral Norte catarinense é encantador. Destacam-se, na paisagem paradisíaca, Balneário Camboriú, mais famoso e freqüentado balneário de toda a região Sul do Brasil; São Francisco do Sul, terceira povoação mais antiga do Brasil, e Bombinhas, capital regional do mergulho.

    É um litoral com muitos contrastes. Cidades com infra-estrutura e programação intensa para atender os visitantes, como Itapema e Itajaí, dividem espaço com pacatos e tranqüilos vilarejos de pescadores, como Barra do Sul, Barra Velha, Piçarras, Penha, Governador Celso Ramos.

    O fluxo turístico está concentrado durante a temporada de verão. Mas há opções de lazer e divertimento o ano inteiro. Especialmente no outono, quando as paisagens ficam ainda mais luminosas e as águas permanecem quentes, perfeitas para o mergulho. O Beto Carrero World, em Penha, quinto maior parque temático do mundo, funciona todo o ano. E as cidades portuárias de Itajaí e São Francisco do Sul, que têm recebido os grandes navios de cruzeiro turísticos nos últimos anos, têm vida própria, com destaque para as atividades culturais.

    Litoral Norte
    São Francisco é uma ilha, cujo centro histórico está debruçado às margens da Baía da Babitonga. Além de São Francisco, ficam na Baía outras duas dezenas de ilhas. Sua característica de grande enseada abrigada permite a navegação durante o ano inteiro – não por acaso, os maiores clubes de pesca embarcada são da região.

    São Francisco é cidade histórica, com mais de 150 casas e monumentos tombados pelo patrimônio histórico. Tem, ainda, uma dúzia de praias bastante freqüentadas durante o verão, com destaque para a Enseada.

    Ao Sul de São Francisco, ficam Barra do Sul, Barra Velha e Piçarras, vilarejos pacatos de pescadores, com suas praias bonitas e o colorido dos barcos de pesca.

    Costa do Sol e Costa Esmeralda
    Mar azul e transparente, montanhas cobertas de Mata Atlântica, areias brancas finíssimas, bares, restaurantes, a maior concentração de hotéis em Santa Catarina, parques, vida noturna. Balneários agitados e praias desertas, como a Praia do Pinho, apenas para nudistas. A Costa do Sol e a Costa Esmeralda são sucursais no paraíso em Santa Catarina.

    Itajaí é cidade portuária e histórica, e concentra a maior estrutura urbana desta parte da costa. Tem um píer de atracação exclusivo para navios de cruzeiro e recebe grandes transatlânticos de luxo durante o verão. Na vizinha Navegantes há um bom aeroporto, que recebe turistas com destino ao Beto Carrero World, apenas 20 Km ao Norte, e Balneário Camboriú, 20 Km ao Sul.

    Balneário Camboriú, desde o final dos anos 70, é o maior balneário do sul do Brasil. Sua população, durante o verão, alcança 1 milhão de pessoas. Nos 12 Km de extensão de sua famosa beira-mar, a vida é efervescente durante 24 horas. Mas também há praias escondidas, quase selvagens.

    Itapema, como Balneário Camboriú, caracteriza-se pela agitação e boa estrutura. Em Porto Belo, fica a Adventure House, base terrestre da Família Schürmann, instalada em ilha de mesmo nome, situada na baía defronte à praia. E Bombinhas, além de suas muitas praias belíssimas, tem condições excepcionais para a prática de mergulho.

    Roteiros Especiais
    Beto Carrero World
    O Parque Beto Carrero World ocupa 1.400 hectares na Praia da Armação, no município de Penha. Reservas de Mata Atlântica dividem espaço com os brinquedos e shows que encantam crianças e adultos. A infra-estrutura é completa: praça de alimentação, lojas de conveniência, agências bancárias, correios funcionam diariamente, especialmente nos finais de semana e feriados.

    Parque Unipraias
    O Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, é um complexo com 87.000 m² em meio à Mata Atlântica. Um teleférico com 47 bondinhos e três estações bem equipadas permitem uma vista deslumbrante das praias da região. Os bondinhos saem da Barra Sul e vão até a segunda estação, no alto de uma montanha com trilhas ecológicas, chegando à Praia de Laranjeiras.

    Fonte do texto: Site do Governo de Santa Catarina.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas