18 de janeiro de 2020

Jalapão – Tocantins

Jalapão – Tocantins As dunas movimentam e transformam o Jalapão, revelando seus mistérios.

34 mil Km2 de areia remontam milhares de anos, quando a região era apenas mar. Sob a ação do tempo, dunas exuberantes, chapadões míticos, cachoeiras furiosas, planaltos, savanas e trilhas empoeiradas se formaram.

É aqui que o cerrado revela seu lado surpreendente e o fascínio do lugar não deixa dúvidas: o ecossistema Jalapão é um extraordinário patrimônio natural e estamos trabalhando para desenvolvê-lo de modo sustentado.

Em meio a dunas de 40 metros de altura, um complexo aquático de rios, cachoeiras, córregos e lagos de águas límpidas e borbulhantes que desafiam a gravidade.

No Fervodouro em Mateiros, várias nascentes convidam o visitante para um banho único, onde se tem a sensação de estar flutuando, quando se é empurrado para cima pela força das águas mornas.

O Jalapão apresenta, ainda, praias para acampamentos ótimas para banhos tranqüilos e demorados. A revista Isto é classificou o lugar como um dos 100 mais importantes do Brasil para se conhecer.

Por todo o percurso encontramos formações rochosas de cores e formas variadas como a Pedra Furada – um gigantesco morro de arenito onde a ação prolongada do vento e da chuva fez aberturas que se descortinam como um portão para o cerrado. Araras verdes conhecidas como maracanãs vivem no seu topo como guardiâes deste monumento da natureza.

Em outra pedra situada em Novo Acordo, um empreendedor plantou uma morada íngreme e rústica no seu topo: o Hotel do Holandês (uma bela pousada com vista privilegiada de toda a região).

Tudo isso ao seu dispor. Venha conhecer!


Fonte de texto: Site do Governo do Estado de Tocantins.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas