25 de fevereiro de 2020

    Glossário da Simbologia Esotérica: Símbolos Esotéricos – Significado Esotérico

    SÍMBOLOS ESOTÉRICOS Ao ver o retrato da Mona Lisa pintado por Da Vinci, ler a Divina Comédia de Dante Alighieri ou Fausto de Goethe, um observador atual não deixará de considerá-los indiscutíveis obras-primas. Porém, sua compreensão sobre tais trabalhos de maneira alguma será completa: Leonardo, Dante e Goethe eram iniciados, e em sua obras estão presentes diversos elementos indicativos dos conhecimentos que possuíam nessas áreas; tais símbolos, amplificadores e enriquecedores das dimensões artísticas de cada um, hoje em dia são quase desconhecidos entre nós.
     É certo que mesmo nas épocas desses mestres não havia um grande número de entendedores integrais de suas obras, mas tampouco havia nos homens daqueles tempos um desprezo aos símbolos esotéricos similar ao que nossos contemporâneos lhes destinaram. Em O Homem e Seus Símbolos (Editora Nova Fronteira), o famoso psicólogo Carl Jung faz referência a esse desprezo, lamentando-o: “O homem moderno não entende o quanto o seu ‘racionalismo’ (que lhe destruiu a capacidade para reagir a idéias e símbolos) o deixou à mercê do ‘submundo’ psíquico. Libertou-se das ‘supertições’ (ou pelo menos pensa tê-lo feito), mas neste processo perdeu seus valores espirituais em escala positivamente alarmante. Suas tradições morais e espirituais desintegraram-se e, por isto, paga agora um alto preço em termos de desorientação e dissociação universais.”
     Na tabela abaixo, procuramos fornecer uma noção clara e precisa sobre este assunto, tão complexo quanto ignorado.  Mostramos aqui, a simbologia dos sinais gráficos e as múltiplas conotações adquiridas pela cruz, em seus vários formatos e nos mais diversos lugares; examina as significações contidas nos sistemas numéricos e apresenta didaticamente o simbolismo que cerca os planetas e signos astrológicos. Apresentamos um glossário ricamente ilustrado dos símbolos universais mais importantes, que certamente devolverá aos símbolos esotéricos algo das suas verdadeiras dimensões, ocultas pelo cartesianismo ocidental.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas