16 de fevereiro de 2020

Fabricante de antivírus contrata criador do Sasser – Informática

Fabricante de antivírus contrata criador do Sasser

Uma fabricante alemã de programas antivírus anunciou ter contratado um hacker adolescente que confessou ter criado os vírus de computador Sasser e Netsky.

A Securepoint disse que a decisão de empregar Sven Jaschan representa “uma segunda chance” ao jovem alemão. A oferta reacendeu o debate sobre a ética de empresas fabricantes de antivírus que trabalham com criadores de vírus.

O diretor técnico da Securepoint, Lutz Hausmann, afirma que Jaschan “foi um dos melhores candidatos que tentaram a vaga”.

“Trata-se de um garoto que fez coisas erradas, mas acredito que ele merece uma segunda chance”, disse Hausmann.

Celebridade

Outras companhias do setor de segurança informática criticaram a Securepoint e afirmaram que a decisão envia uma mensagem perigosa para os criadores de vírus.

“O conhecimento necessário para se escrever um vírus é primário, se comparado com o que é preciso para a criação de um antivírus”, diz Peter Simpson, diretor da empresa britânica Clearswift.

Simpson afirma que empregar um criador de vírus vai ajudar a perpetuar a imagem de que os fabricantes de antivírus estão por trás dos programas que prejudicam o funcionamento dos computadores.

Ao longo dos últimos anos, alguns criadores de vírus se tornaram célebres. O presidente das Filipinas, por exemplo, agradeceu ao criador do vírus Love por ter trazido publicidade para o país, e Hollywood se acostumou a retratar hackers como gênios da informática.

Jaschan ficou famoso na Alemanha e chegou a inspirar a criação da Equipe de Apoio do Sasser. Hausmann, entretanto, diz que o garoto agora “quer trabalhar como um programador normal e ter uma vida comum”.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas