24 de janeiro de 2020

Espécie de rã coaxa com ‘sotaque’ – Curiosidade

Espécie de rã coaxa com ‘sotaque’, diz estudo

Para quase todo mundo, com exceção dos sapos e rãs, provavelmente todos os coaxos são iguais.

Mas uma pesquisa indicou que os sons emitidos por anfíbios de pelo menos uma espécie têm características peculiares – algo parecido com sotaques.

As variações regionais nos coaxos, usados para atrair parceiros para o acasalamento, teriam se desenvolvido desde a idade do gelo – quando grandes populações de rãs foram separadas, e assim permaneceram por milhares de anos depois.

A descoberta foi feita durante um projeto para reintroduzir uma espécie quase extinta de rã em uma região de brejos no leste da Inglaterra.

Análise

A especialista em anfíbios Julia Wycherley, que trabalhou no projeto, ficou encarregada de estudar quais exatas sub-espécies da rã Rana lessonae habitavam a região de East Anglia antes de ela ser extinta na região.

Wycherley passou um tempo considerável ouvindo os coaxos de diferentes anfíbios e se convenceu de que havia sutis diferenças entre seus sons de acasalamento.

Para provar sua hipótese, ela gravou e analisou os coaxos no tocante ao volume, amplitude e também duração.

A conclusão é que as rãs da região que ela estudou tinham três diferentes sotaques, diretamente relacionados às suas respectivas origens genéticas.

Migração

Um porta-voz da empresa que ajudou a cientista a fazer o estudo disse que se acredita que as rãs tentaram migrar para o sul da Europa em busca de clima mais quente durante a última idade do gelo.

Nesse processo, eles se separaram em diferentes colônias, que lentamente começaram a se diferenciar, e uma das características distintas que surgiu foi o coaxo diferente.

Os três sotaques identificados foram ligados às variedades ancestrais ibérica, italiana ou balcânica.

“Foram para esses locais que as rãs foram durante a idade do gelo”, disse o porta-voz, Bernie Simmons.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas