20 de janeiro de 2020

Enxaqueca pode estar ligada a defeito no coração – Saúde

Enxaqueca pode estar ligada a defeito no coração

Os médicos estão estudando se as enxaquecas estão ligadas a um defeito comum do coração.

Uma em quatro pessoas têm um defeito no coração, que é uma abertura semelhante a uma válvula, e que pode ser corrigido com cirurgia, mas esses casos são duas vezes mais comuns entre os que sofrem de um certo tipo de enxaqueca.

Um estudo do Kings College Hospital, de Londres, e do Royal Shrewsbury Hospital, no País de Gales, vai avaliar se a correção do defeito pode curar quem sofre de enxaqueca, para que a teoria seja confirmada.

Freqüentemente, esse defeito no coração – chamado de Patent Foramen Ovale (PFO) – não produz sintomas.

Agentes químicos

No útero, a abertura é necessária para permitir a circulação eficiente de sangue e oxigênio antes que os pulmões do feto comecem a funcionar.

Depois do nascimento, a abertura deveria se fechar, produzindo uma espécie de parede que separa as duas cavidades do coração. Algumas vezes, porém, isso não acontece corretamente.

A teoria é que o fechamento dessa abertura assegure que o sangue que passa pelo coração seja sempre filtrado nos pulmões, antes de chegar ao cérebro, e dessa forma são removidos os agentes químicos que, se acredita, têm grande influência na causa de enxaquecas.

“Existem muitos tratamentos de enxaquecas que ajudam a controlar os sintomas, mas ainda não existe cura para a doença”, disse o pesquisador-chefe e diretor do serviço de enxaquecas do Kings College Hospital, Andrew Dawson.

“Se a pesquisa confirmar nossas teorias sobre a ligação entre PFO e enxaqueca, esse poderá ser o fato mais significativo no tratamento do mal em mais de uma década.”
Mergulhadores

A médica Anne MacGregor, diretora de pesquisa clínica da City of London Migraine Clinic, disse que a primeira indicação de que poderia haver uma ligação entre enxaquecas e defeitos no coração veio de um estudo de um grupo de mergulhadores.

“Constatou-se entre aqueles que tinham uma abertura no coração que a sua correção significava o desaparecimento das enxaquecas”, disse ela.

“Mas esse será o primeiro estudo a avaliar um grupo de pessoas com enxaqueca e constatar qual o efeito real do tratamento.”

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas