24 de janeiro de 2020

Ecoturismo na Paraíba

Mata do BuraquinhoEcoturismo na Paraíba – A Paraíba possui lugares onde a natureza se mostra abundante e com singular exuberância. Quando a preservação é aliada ao uso racional, o meio ambiente mostra-se generoso. Reservas de mata atlântica resplandecem belas e fartas em fauna e flora. É o caso do Jardim Botânico Mata do Buraquinho que protege o manancial de mesmo nome, com aproximadamente 500 hectares, é considerada a maior área verde em ambiente urbano do país. Possui uma fisionomia exuberante, destaca-se pela extensão e importância ecológica, apresentando não só espécies típicas da mata atlântica como também elementos da flora amazônica. Está localizada bem próximo do campus I da UFPB, onde existem também pequenas áreas remanescentes da mata atlântica em diferentes estágios de preservação. Desde a década de 80 diversas propostas para a transformação da área em unidade de conservação foram elaboradas.

Uma das primeiras unidades decretadas pelo Governo do Estado como área protegida foi a Mata do Pau Ferro. São 600 hectares de mata de brejo de altitude com clima quente e úmido. Localizada no Brejo Paraibano, Município de Areia, toda a região é área de convergência de fauna que para lá se transfere nos períodos de estiagem em busca de alimento. A vegetação é composta pela floresta latifoliada de altitude onde são freqüentes as trepadeiras (lianas) e nas partes altas é grande o número de epifitas, principalmnete a bromélia. Entre as espécies encontram-se: o pau d’arco amarelo, jatobá, cupiúbas, sucupiras, muricis, sambauis, louros, etc. O contraste entre vegetação úmida e algumas espécies de caatinga, juntamente com o reservatório de vaca brava produzem um conjunto cênico de admirável beleza.

Pico do JabreA natureza é pródiga no Pico do Jabre. A Paisagem é deslumbrante. A diversidade fitosionômica da região com ocorrência dos serrotes, mata serrana e caatinga é justamente o que proporciona tanta beleza. Destacam-se ali espécies em extinção como o angico, o cedro, a umburana, a quixabeira e aroeira. A mata caracteriza-se pela floresta sub perenifola de altitude, constituindo o único representante de mata serrana incluída do domínio de Mata Atlântica da Paraíba. O Pico do Jabre está localizado nas microrreiões de Teixeira e Patos, Municípios de Maturéia e Mãe D’água.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas