26 de janeiro de 2020

Dicas de Turismo para o Brasil – São Luis – Nordeste

SãoLuis

São Luís, capital do estado do Maranhão,fica na ilha de mesmo nome. Foi fundada em 1612pelos franceses, que tinham a intençãode criar a “França Equinocial”.No entanto, pouco tempo depois eram expulsos pelosholandeses. Em 1615, os portugueses passaram a controlardefinitivamente o território.

A cidade viveu um período de grande crescimentoeconômico, durante a segunda metade do séculoXVIII, gerado pela exportação de algodão.É dessa época, a maior parte das maisde 3 mil e 500 construções que integramo seu rico conjunto arquitetônico.

A cidade guarda também um singular patrimôniocultural. São preservadas tradicionais manifestaçõesfolclóricas, que têm raízesnas heranças deixadas pelos povos formadoresda população maranhense: africanos,portugueses e índios. Durante o ano todo,mas principalmente na época de grandes festas,a multidão sai às ruas para se divertir.No carnaval, surgem os blocos fantasiados e irreverentese, nas festas juninas, os grupos de bumba-meu-boie tambor-de-crioula. Um traço interessanteda cultura contemporânea de São Luisé o culto ao reggae, o ritmo jamaicano quese tornou popular entre a juventude da ilha.

NÃO PERCA

Centro Histórico

O conjunto arquitetônico de São Luis,formado por mais de 3 mil e 500 edificações,a maioria dos séculos XVIII e XIX, fez comque a cidade recebesse o título de patrimônioCultural da Humanidade, conferido pela Unesco, em1997. Os sobrados que margeiam as ruas estreitasdo centro e da Praia Grande exibem em sua fachadasazulejos portugueses de diferentes cores e padrões.Cerca de mil dessas construções históricasencontram-se restauradas. Merecem destaque o TeatroArthur Azevedo e a Casa das Tulhas.

Cozinha regional

Um dos pratos mais apreciados é o peixefrito com cuxá. De origem africana, épreparado com vinagreira (tipo de vegetal com saborlevemente azedo), camarão seco e gergelim.É encontrado em vários restaurantesde cozinha regional da cidade.

Artesanato

Na Casa das Tulhas e no Centro de Artesanato podemser adquiridas peças do típico artesanatomaranhense: toalhas, redes e tapetes produzidoscom fibras naturais, vários tipos de rendase objetos de cerâmica.

INFRA-ESTRUTURA

Hotéis de diferentes categorias de confortointegram as opções de hospedagem deSão Luís. A cidade conta com agênciasde viagem, locadoras de veículos e agênciasdos principais bancos.

COMO CHEGAR

São Luís, fica na regiãonordeste. Está a 2250 km de Brasília,a 2730 km do Rio de Janeiro e a 2990 km de SãoPaulo. Seu aeroporto, a 13 km do centro, opera comvôos das principais cidades brasileiras ecapitais. O terminal rodoviário recebe ônibusde todas as regiões do país.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas