12 de dezembro de 2019

Dicas de Turismo para o Brasil – Salvador – Nordeste

Salvador

“Bahia, terra da felicidade”, definiuum dos muitos poetas que se entregaram àpaixão por essa terra, que “mais lindanão há”, diz a cançãopopular. Bahia de Todos os Santos foi o nome dadopelos portugueses, em 1501, quando desembarcaramneste atracadouro natural, de águas azuise protegidas dos ventos e da correnteza. Àssuas margens fundaram a cidade que seria a primeiracapital do Brasil, São Salvador da Bahiade Todos os Santos. Ou simplesmente Salvador.

A herança étnica e cultural africana,mais marcante em Salvador do que em qualquer outracapital do país, envolve a cidade em climade alegria e magia. Os baianos são orgulhosamentenegros (“afro”) na sua músicae dança, em seus rituais e festas, nas suasvestes, na sua culinária, nas suas crençase na sua religiosidade.

Tamanha riqueza cultural, histórica e naturalfez da Bahia o berço de muitos artistas emuitas artes. Diz-se que, quando baiano nãoestá em festa, está se preparandopara ela. Salvador ostenta um dos melhores carnavaisdo país, animado por enormes carros de som(trios elétricos) que levam verdadeiras multidõesa segui-los, sem parar de dançar.

Para além de Salvador, caminhos encantados,como a Linha Verde e a Rota do Descobrimento, conduzema praias belíssimas, muita história,muita aventura e, sempre, muita festa.

NÃO PERCA

Pelourinho

Onde está a síntese da históriae da cultura da cidade. Este centro históricofoi considerado pela Unesco Patrimônio Culturalda Humanidade por abrigar o maior conjunto arquitetônicobarroco das Américas – são 600 edificaçõesrestauradas.

Mercado Modelo

O maior pólo de artesanato de Salvador.Construído em 1861 para ser o prédioda alfândega, hoje abriga 259 barracas queoferecem todo tipo de produção popularem couro, palha, tecido, madeira, rendas, pedrassemi-preciosas e prata, além de doces, compotase bebidas artesanais.

O pôr-do-sol na Praia do Farol daBarra

Um dos cartões postais da cidade nãoapenas pela beleza de seu cenário naturalmas pela magia de ver a luz do farol substituindoa do sol nas águas da baía.
Lagoa do Abaeté
Caminhar na areia branca e molhar os pésnas águas escuras dessa lagoa mágicacercada de dunas onde se pode beber águade coco e respirar paz.

Terreiro do Gantois

Um dos mais tradicionais e conhecidos entre oscerca de 2000 terreiros de candomblé existentesna Bahia. Fica próximo do centro da cidade,em área bem urbanizada, segura e de fácilacesso. Subir a Colina Sagrada e pedir a bençãoao padroeiro da cidade, Nosso Senhor do Bonfim.A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, de onde se temuma vista espetacular da baía de Todos osSantos, fica no bairro da Ribeira e é localde peregrinação dos baianos.

Comida baiana

Com forte influência africana, éuma das mais típicas do Brasil. Moquecas(cozidos de peixes, camarões e outros frutosdo mar fortemente condimentados), bobó decamarão (cozido com molho feito de mandioca),saparatel (feito com miúdos de porco) e ovatapá (creme à base de amendoim)são alguns dos pratos mais famosos, servidosnos restaurantes especializados. Não se podedeixar de comer um delicioso acarajé, iguariasímbolo de Salvador. Em seus tabuleiros montadosnas calçadas, as baianas preparam esse bolinhofrito feito com massa de feijão, vatapá,camarão e pimenta.

Itaparica

A ilha em frente a Salvador guarda praias primitivas,de beleza ímpar. A travessia para a ilhaé feita por ferry boats e por lanchas. Dependendodo tipo de embarcação a travessiapara a ilha demora de 30 a 90 minutos.

Costa do Sauípe

Em uma ampla área de frente para o mar,na praia da Barra do Rio Sauípe, ficam 5grandes hotéis de redes internacionais, pousadase complexo de lazer e esportes. Campo de golfe de18 buracos com estrutura profissional; conjuntode quadras de tênis e outras modalidades,e centro náutico com barcos, canoas e pranchasde windsurfe. Há também cavalgadase centro de equitação. Alémda hospedagem, o visitante pode optar por passaro dia e aproveitar os equipamentos comuns a todosos hotéis. Costa do Sauípe fica a110 km do centro de Salvador, e a 76 km do aeroporto.

Passeio à Praia do Forte

É indescritível a emoçãode observar uma gigantesca e pré-históricatartaruga marinha despontar entre as ondas, caminharpela areia, preparar um ninho e depositar os ovospara se reproduzir. Tempos depois, esses ovos eclodemem dezenas de tartaruguinhas, que correm para omar ávidas de vida. Isso acontece na Praiado Forte, onde está instalada a sede de umprojeto de preservação das tartarugasmarinhas desenvolvido pelo governo brasileiro comapoio de instituições científicase entidades privadas. Chega-se à Praia doForte pela Estrada do Coco, uma rodovia litorâneaque acompanha outras belas praias, como a de Arembepe,onde ainda se encontram hippies dos anos 70.

INFRA-ESTRUTURA

Salvador dispõe de uma ampla estruturahoteleira, eficiente rede de comunicaçõese serviços de atendimento dentro dos melhorespadrões internacionais, incluindo algunsresorts. Possui ag~encias de turismo receptivasque levam os turistas para passeios na cidade eem atrações de todo o estado. O centrode convenções tem capacidade paraabrigar grandes eventos.

COMO CHEGAR

Salvador fica a 1550 km de Brasília, a1730 km do Rio de Janeiro, e a 1960 km de SãoPaulo. Possui um moderno aeroporto, totalmente automatizado,que tem capacidade para receber aeronaves de todoporte com segurança, conforto e agilidadepara os passageiros. Recebe ônibus das principaiscapitais do Brasil. As principais estradas de acessosão a BR-101 e a BR-116, que liga Salvadorao norte e sul do país.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

Postagens Relacionadas