17 de fevereiro de 2020

Dicas de Turismo para o Brasil – Parque Nacional da Serra da Capivara

Parque Nacional da Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara, declaradoPatrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco,foi criado para preservar um dos maiores tesourosarqueológicos do mundo – milhares deinscrições pré-históricascom até 12 mil anos gravadas em paredõesde rocha. As pinturas representam aspectos do dia-a-dia,ritos e cerimônias dos antigos habitantesda região, além de figuras de animais,alguns já extintos. Nas escavaçõesrealizadas na Serra da Capivara, os pesquisadoresencontraram ferramentas, restos de utensíliosde cerâmica e sepultamentos.

Pesquisas sobre as descobertas feitas na árealevaram arqueólogos a acreditarem que o homemteria habitado o continente americano hámais de 30 mil anos, contrariando as teorias maisaceitas pelos cientistas. As pinturas rupestrese os objetos achados podem ser vistos em algunsdos sítios arqueológicos abertos àvisitação, entre os mais de 500 existentesno parque.

A Serra da Capivara fica em região de climasemi-árido, com flora e fauna típicasda caatinga. Nos meses de chuva, a vegetação,que parece pobre em diversidade durante a seca,floresce. Há muitos exemplares de xique-xiques,palmas, mandacarus e angicos. Já foram catalogadasmais de 200 espécies de aves.

O Parque Nacional da Serra da Capivara éadministrado pela Fundham (FundaçãoMuseu do Homem Americano) em parceria com o Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos RecursosNaturais Renováveis). Oferece ótimaestrutura para visitas, com trilhas demarcadas eguias especializados. Na cidade de São RaimundoNonato, fica o Museu do Homem Americano com acervomontado a partir das peças encontradas nasexplorações arqueológicas realizadasna área do parque.

NÃO PERCA

Sítios arqueológicos

Asvisitas são feitas a pé ou com veículosespeciais. Os 48 sítios arqueológicoscom passarelas que facilitam a observaçãodas pinturas rupestres podem ser visitados percorrendo-se14 trilhas predeterminadas. Algumas são longase atravessam terrenos de difícil acesso.A Toca do Boqueirão da Pedra Furada apresentainscrições de vários períodospré-históricos em um paredãocom 70 m de largura. No Sítio do Meio, alémdas pinturas, os arqueólogos encontraramvestígios de instrumentos usados pelos antigoshabitantes, como objetos de pedra lascada e fragmentosde cerâmica. Também merecem destaqueo Baixão das Andorinhas, onde todo finalde tarde há uma revoada de andorinhas, eo Desfiladeiro da Capivara, que era usado como passagempelas antigas populações locais.

INFRA-ESTRUTURA

O Centro de Visitantes do parque fornece orientaçãode como fazer as vistas, além de indicaros guias especializados, que obrigatoriamente acompanhamos turistas nas caminhadas. Nas proximidades doparque há pousada, albergue estudantil eárea de camping. São Raimundo Nonato,a cidade mais próxima, oferece outras opçõesde pousadas simples. Os restaurantes da regiãosão simples. Alguns oferecem pratos regionais,como os preparados com carne de bode. Ingredientequase desconhecido no resto do país, émuito utilizado no sertão nordestino.

COMO CHEGAR

O principal ponto de referência para o acessoao parque nacional é a cidade pernambucanade Petrolina, a 350 km, onde há aeroportoque opera com vôos regulares. Dessa cidadee também de Teresina, que fica a 510 km,saem ônibus para São Raimundo Nonato.Agências de turismo especializadas em ecoturismocostumam oferecer pacotes completos para visitasà Serra da Capivara.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas