28 de janeiro de 2020

Dicas de Turismo para o Brasil – Negocios e Eventos – Brasil

Negócios eEventos

Outra das mais populares expressões utilizadapelos brasileiros é aquela em que, duranteuma conversa, um interlocutor propõem aooutro que se tenha atenção ao quese vai ouvir a seguir. Geralmente ela é acompanhadapelo gesto de um dedo indicador em riste, e o cenhosério, franzido. Solene, vem a frase, curiosamente,incompleta:
– O negócio é o seguinte…

E em seguida é dito qual é o negócio,que pode tanto ser o horário do encontrono bar para uma conversa no final do dia, a idaa Bolsa de Valores para realizar investimentos ousimplesmente informar que está na hora deir buscar uma criança na escola.

Como a expressão vale para qualquer situação,então, vamos lá. O negócioé o seguinte: já faz muito tempo queo Brasil está inserido na rota internacionaldo turismo de negócios e eventos. Semprecom absoluto e reconhecido sucesso. E essa atividadenão pára de crescer no País.

Economia sólida, estável e em francocrescimento, mercado potencial de mais de 170 milhõesde pessoas – predominantemente urbano –,parque industrial moderno e com tecnologia de pontaem vários setores, agricultura das mais rentáveisdo mundo e comércio sofisticado, o Brasilse apresenta como uma inesgotável fonte deoportunidades de investimentos.

Investidores, empresários, executivos,técnicos e estudiosos acompanham todos osmovimentos do complexo mundo dos negóciose o Brasil está absolutamente equipado epreparado para oferecer o suporte necessáriopara o funcionamento adequado para esse tipo deturismo. A começar pela infra-estrutura hoteleira,moderna, eficiente e em expansão, acompanhadapelos serviços de gastronomia, entretenimentoe compras.

Feiras Comerciais

As maiores e mais importantes feiras comerciaisda América do Sul são sediadas noBrasil, geralmente nos dois principais pavilhõesde exposições, o Anhembi, em SãoPaulo, e o Riocentro, no Rio de Janeiro, sendo queexistem muitos outros espalhados pelo País,com diferentes tamanhos e cumprindo muitas vezesfunções regionais. Mas todos elesdurante uma mostra ou uma feira, deixam de ser apenaspavilhões e se transformam em vitrines cobiçadas,disputadas. Isso especialmente em setores em queprodutos brasileiros se destacam mundialmente comoo de calçados e acessórios, têxteis,alimentação, plásticos, materiaisde construção, instrumentos e utensíliosda área de saúde e aviação.

Produtos que são do Brasil, que sãomade in Brazil, e que servem para o mundo.

Congressos, Simpósios e Seminários

Na hora do debate, do encontro, da troca de idéias,da apresentação de propostas, nãotem discussão: o Brasil é reconhecidopelas principais entidades internacionais de organizaçãode eventos como um País preparado para sediarqualquer tipo de encontro, seja ele de que dimensãofor.

Seus inúmeros centros de convenções,resorts e a moderna rede hoteleira estãoequipados com todos os recursos humanos e tecnológicosnecessários para esse tipo de atividade.Pode muito bem abrigar encontros científicos,técnicos e acadêmicos, com a vantagem,entre outras, de oferecer um custo competitivo.

Por isso, na hora do debate, do encontro, da trocade idéias, da apresentaçãode propostas, não tem discussão: sófalta marcar a data, porque o lugar já foiescolhido. É o Brasil.

Visitas, Reuniões e Eventos Corporativos

O turismo corporativo está em franca expansãono mundo e isso se deve basicamente a globalizaçãoda economia mundial. É através deleque oportunidades são avaliadas, investimentoscalculados, grandes negócios são viabilizadose contratos assinados.

Também neste setor o Brasil vem ocupandoum espaço crescente. Além de sediarescritórios e parques industriais das maisimportantes organizações empresariaisinternacionais, tem posição de destaqueem setores essenciais como o agronegócioe a aviação executiva.

Essa quadro naturalmente levou o País acriar uma infra-estrutura compatível e nãopor acaso a maior companhia aérea latinoamericana e as duas maiores sul-americanas sãoempresas brasileiras. Sem falar que o Aeroportode São Paulo – Guarulhos é umpolo de conexões com as principais cidadesbrasileiras e da América do Sul e o restodo mundo.

Saúde

Saúde pra dar e vender! Essa outra expressãopopular resume bem como o Brasil tem se destacadoem diversos segmentos da área de saúde,como cardiologia, oncologia, odontologia, cirurgiaplástica, entre outras. Hospitais brasileirosatingem grau de excelência internacional,abrigando médicos e enfermagem de padrãoreconhecidos e de referência. Alémdesses atrativos, quem é obrigado a viajarem razão de tratamentos médicos, descobrea excepcional relação custo/benefícioquando a opção escolhida éo Brasil.

Esportes

Em matéria de futebol o Brasil éo dono da bola, e isso o mundo inteiro sabe e reverencia.Além de exportar jogadores do esporte dasquatro linhas no gramado para os quatro cantos doplaneta o País também se tornou atraçãodo turismo de esportes em outras modalidades.

O tamanho do território, a diversidadegeográfica, o imenso litoral e os inúmerosrecursos hídricos são um convite naturalà prática dos esportes ligados ànatureza como vela, surfe, canoagem, vôo livree outros, inclusive com várias provas incluídasno calendário mundial. Milhares de ginásiosesportivos abrigam a prática de esportesde quadra e acentuam a capacidade esportiva do País.Essa vocação esportiva teráainda mais projeção internacionalquando sediar os Jogos Pan Americanos de 2007 e,quem sabe, a Olimpíada de 2012, para a qualo Brasil oficialmente está concorrendo.

Eventos Políticos

Nação que se projeta para a comunidadeinternacional como de importância fundamental,coloca o Brasil como palco ideal para várioseventos de caráter político. Líderesmilitantes, ativistas, parlamentares e chefes deEstado convergem para o País durante encontrosos mais diversos, de diferentes matizes políticose ideológicos. O mais importante deles, eque recebeu grande destaque da mídia internacionalfoi o Fórum Social Mundial em Porto Alegree a ECO 92, no Rio de Janeiro. Em 2004, o grandedestaque será a IX reunião da Unctad– United Nations Conference for Trade andDevelopment, a realizar-se em São Paulo.

Educação e Ciência

É simples como dois e dois são quatro:o estágio a que a produçãocientífica brasileira realizada nos centrosuniversitários e de pesquisas chegou ecoouforte nos meios acadêmicos mundo àfora e atrai estudantes e intelectuais estrangeiros.Há um fascínio em entender o paísque convive em harmonia com a tecnologia que produzsatélites e aviões e ao mesmo temporesgatar antiga sabedoria indígena que receitaplantas nativas para tratamentos e outros aplicações.

A exuberante biodiversidade e a riqueza da faunae flora amazônicas atraem também nãoapenas pela beleza e exotismo, mas pelo potencialde aplicações científicas epor ainda se compor como um mundo ainda nãototalmente descoberto em suas múltiplas funções.E se no campo da alta tecnologia, a tecnologia brasileirade perfuração e extraçãode petróleo em águas profundas élouvada como a mais avançada existente, naárea humanista – arquitetura, dança,teatro, música, o que seja – o Brasilnão fica pra trás. Dá aulaa mestre e doutores.

Compras

O mundo das compras não tem preçopara quem faz dele uma forma de turismo. No Brasil,ele cresce sem parar. Com um gigantesco mercadointerno, economia estabilizada, acesso aos grandeslançamentos e griffes internacionais, asgrande metrópoles brasileiras popularizamos shopping centers, as ruas e avenidas comerciais.E, é claro, esses também sãopontos destacados nas agendas dos turistas estrangeiros.Sem falar que o artesanato local, a produçãoregional, e a possibilidade do turista conhecer“in loco” o processo de criação,é uma atração à parte.Merece destaque especial o crescente prestígioda jóia brasileira e seus designers, assimcomo a moda, incluída no calendáriointernacional. É o Brasil na moda.

Visitas Técnicas

O mundo está de olho no Brasil, especialmentea partir da sua maior projeção nocenário internacional. Isso levou o Ministériodo Turismo, através da Embratur, em conjuntocom outras áreas governamentais, a planejare executar visitas de técnicos estrangeirosa plantações, rebanhos, minas, indústriase outras atividades econômicas de ponta, umaforma de colaborar com a vinda de novos investimentospara o País e aumentar as exportaçõesbrasileiras.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas