17 de fevereiro de 2020

Dicas de Turismo para o Brasil – Maceió – Nordeste

Maceió

Capital do estado de Alagoas, a cidade tem praiasbelíssimas, com um mar cuja cor varia entreo verde esmeralda e o azul, mas sempre com águaslímpidas. A areia é branca e pontilhadade coqueiros. Essa beleza natural se harmoniza comsua orla urbanizada, repleta de hotéis, restaurantese bares. O cenário é convidativo eatrai turistas brasileiros e estrangeiros duranteo ano todo.

No mar de Maceió há piscinas naturaise recifes que podem ser visitados por meio de passeiosde barco ou jangada. A lagoa de Mundaú éoutra opção para quem gosta de navegare se banhar em águas transparentes. Ànoite, o movimento acontece na movimentada praiade Pajuçara e também no bairro deJaraguá, que teve antigos armazénstransformados em bares. As famosas rendas artesanaisde Maceió podem ser adquiridas no Portalda Barra, diretamente das artesãs.

Os restaurantes da cidade oferecem pratos de diversasespecialidades, com destaque para aqueles que servempeixes e frutos do mar. Maceió conta combons hotéis à beira do mar.

NÃO PERCA

Praias

Pajuçara, Sete Coqueiros, Ponta Verde eJatiúca são urbanizadas e as maismovimentadas, concentrando barracas de praia, restaurantese hotéis. Possuem piscinas naturais e recifes.Ao norte, ficam as praias mais tranquilas, comoCruz das Almas e Jacarecica, com boas ondas parao surfe. Garça Torta e Pratagi, duas daspraias mais bonitas do litoral nordestino, têmmar com águas esverdeadas e mais calmas.

Passeios de barco

Das praias urbanas partem as jangadas (pequenasembarcações utilizadas por pescadoresartesanais) que levam os turistas para as piscinasnaturais formadas na maré baixa. A viagemdura cerca de meia hora. É um ótimoprograma para quem gosta de banhar-se em águasmornas de um mar transparente. Há tambémpasseios voltados para quem gosta de mergulhar juntoa recifes. Outra opção é navegarna lagoa de Mundaú em excursão queleva a ilhas, com parada para banhos.

Gastronomia

Peixes, camarões, caranguejos e lagostassão algumas das especialidades de Maceió.Nos bares em frente às praias ou em restaurantesbem montados, são servidos pescados sempremuito frescos, preparados a partir de receitas locais.Uma espécie de molusco, o sururu, émuito apreciada na cidade e faz parte de váriospratos típicos.

Compras

As rendas do tipo filé, labirinto e bilroe os bordados redendê e ponto cruz, artesanatotípico da região, podem ser compradosem Portal da Barra, um tradicional bairro de pescadoresà beira da lagoa de Mundaú. As peçassão adquiridas diretamente das artesãs.Podem ser comprados também na feirinha deartesanato da praia de Pajuçara.

INFRA-ESTRUTURA

Ao longo das praias urbanas de Maceió háhotéis de várias categorias, inclusiveos pertencentes a redes internacionais. Alguns resortsestão localizados à beira-mar. A cidadeconta com agências de turismo receptivo, locadorasde veículos e agências dos principaisbancos.

COMO CHEGAR

Maceió fica na região nordeste,a 2010 km de Brasília, 2200 km do rio deJaneiro, 2440 km de São Paulo e a 250 kmde Recife. O Aeroporto Zumbi dos Palmares, a 20km, recebe vôos das principais cidades e capitaisdo país. O terminal rodoviário operacom ônibus de todas as regiões do Brasil.A principal via de acesso terrestre é a rodoviaBR-101.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas