17 de fevereiro de 2020

Dicas de Turismo para o Brasil – João Pessoa – Nordeste

João Pessoa

A capital do estado da Paraíba, alémdas belas praias de areia branca banhadas por ummar azul, é uma cidade que tem característicasmuito especiais. Uma das cidades mais antigas doBrasil, João Pessoa foi fundada em 1585 epossui um rico patrimônio arquitetônico,com destaque para as belas construçõesbarrocas, como o conjunto formado pela igreja deSão Francisco e o Convento de Santo Antônio,do século XVIII.

João Pessoa possui extensas áreasde matas naturais preservadas, praças e jardins,o que faz com que seja considerada uma das cidadescom um dos maiores índices de áreaverde por habitante do mundo. Outro aspecto interessanteda capital paraibana é que lá estáo ponto mais oriental das Américas, a Pontado Seixas, que pode ser visto do Farol do Cabo Branco.

Nas proximidades de João Pessoa hábons locais para passeios de barco, como as piscinasnaturais do Picãozinho e da Ilha da AreiaVermelha. Um programa tradicional é assistirao pôr-do-sol na praia do Jacaré, deum dos barzinhos a beira-mar ao som de “Bolero”,de Ravel. Há ainda passeios de bugue paraas praias da região.

A culinária nordestina é muito bemrepresentada em João Pessoa. Há restaurantesque servem pratos típicos, dentre eles acarne-de-sol, uma das especialidades mais famosasdo estado da Paraíba. O artesanato feitode barro e estopa, pode ser encontrado no Mercadode Artesanato Paraibano.

NÃO PERCA

Passeios de barco

O Picãozinho é uma formaçãode corais, em frente à praia de Tambaú,onde na maré baixa formam-se piscinas naturaispondendo ser observados inúmeros peixinhoscoloridos. O acesso é feito de barco em percursocom 15 minutos de duração. Outra formaçãonatural com piscinas na maré baixa éa Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia comcerca de dois quilômetros de comprimento eum quilômetro de largura. É um ótimolugar para banhos. Fica no município vizinhode Cabedelo, em frente á praia de Camboinha.

Patrimônio histórico

O belo conjunto arquitetônico em estilobarroco, do qual fazem parte o convento de SantoAntônio e a igreja de São Francisco,tem construções do século XVIII.O altar é de talha coberta de ouro e háazulejos portugueses com motivos orientais. Transformadoem centro cultural, há exposiçõesde arte sacra e popular. Também merecem visitaas igrejas de N.S. da Guia e de N.S. do Carmo, oPalácio da Redenção e o prédioque sediou a Faculdade de Direito, construçõesdo final do século XVI. O Teatro Santa Rosa,de 1889, é um dos mais antigos do paísainda em atividade. O Forte de Santa Catarina, comseus canhões com mais de 400 anos, fica nomunicípio vizinho de Cabedelo, a 25 km deJoão Pessoa.

Cozinha regional

Alguns dos pratos típicos do sertãonordestino, como a carne-de-sol (carne seca ao sol),a buchada de bode (miúdos de bode fortementetemperados e cozidos em uma “bolsa”de bucho) e a paçoca de pilão (carne-de-solassada e socada com farinha) podem ser apreciadosnos restaurantes de João Pessoa.

INFRA-ESTRUTURA

Hotéis de vários níveis deconforto ficam próximos às praias.Além dos restaurantes que servem os pratosregionais, há várias opçõesde outras especialidades. A cidade conta com boaestrutura de transporte e comunicações,locadoras de veículos e agências deturismo.

COMO CHEGAR

João Pessoa fica na região Nordeste,a 2340 km de Brasília, 125 km de Recife,2520 km do Rio de Janeiro e a 2760 km de SãoPaulo. Seu aeroporto recebe vôos de todasas capitais e principais cidades do país.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas