24 de janeiro de 2020

Dicas de Turismo para o Brasil – Curitiba – Sul

Curitiba
Com mais de um milhão e meio de habitantes, a capital do estado do Paraná é considerada uma cidade-modelo. As inovadoras soluções no planejamento urbano, a preocupação com o meio ambiente revelada nos parques e ciclovias e os equipamentos culturais que humanizam a vida na cidade fazem de Curitiba uma dos lugares com melhor qualidade de vida do país.

Curitiba foi um dos locais preferidos dos imigranteseuropeus que chegaram ao Brasil a partir do séculoXIX – principalmente alemães, italianos,poloneses e ucranianos. A presença dessespovos influenciou profundamente o jeito de ser dacidade. Além dos sotaques característicos,a culinária praticada nos restaurantes revelaas origens da sua população.

As ruas do centro oferecem muitas opçõespara quem gosta de caminhar pela cidade. No SetorHistórico são preservadas construçõesdos séculos XVIII e XIX que abrigam museu,centro cultural, restaurantes e bares, alémda feira de artesanato aos domingos. A rua XV deNovembro é um agradável calçadãocom antigos prédios restaurados, onde seencontra um comércio variado, alémde movimentados cafés e confeitarias.

A modernidade de Curitiba é representadapor verdadeiros monumentos arquitetônicos,como o teatro Ópera de Arame, o Museu OscarNiemeyer e a Universidade Livre do Meio Ambiente.A cidade conta com ótima estrutura de serviçose comunicações. Em março, sediao importante Festival de Teatro.

A partir de Curitiba é possível fazerótimos passeios, como a viagem de trem atéParanaguá e pela histórica Estradada Graciosa. O Parque Estadual de Vila Velha, comsuas impressionantes esculturas naturais, fica acerca de 90 km da capital.

NÃO PERCA

Parques da cidade
Se Curitiba tivesse que ser qualificada por apenasuma de suas características, a mais apropriadae marcante seria a de uma cidade com muitos parques.São 26 unidades espalhadas por toda a áreado município que dão à cidadeum incrível índice de áreaverde para a sua população. Totalizandocerca de 80 milhões de m², sãomais de 50 m² por habitante. Há grandesáreas, como Passaúna e Barigui. Nocentro fica o pequeno e charmoso Passeio Público.E há aqueles que homenageiam os imigrantes,como o Bosque João Paulo II, com o Memorialda Imigração Polonesa, o Bosque Tingüi,com o Memorial Ucraniano e o Bosque Alemão.Os jardins geométricos e a estufa do JardimBotânico tornaram-se um dos símbolosmais conhecidos de Curitiba.

Arquitetura
A Opera de Arame é uma construçãotoda feita de ferro tubular e vidro. Com teatropara 2.400 pessoas, é utilizada para apresentaçõesmusicais e de teatro. O Museu Oscar Niemeyer, inauguradoem 2002, é obra do famoso arquiteto. Umadas alas tem o formato de um olho – são2 mil metros quadrados assentados sobre uma colunaa 21 metros de altura. A Universidade Livre do MeioAmbiente, a Unilivre, ocupa o terreno de uma antigapedreira. A construção singular éfeita de madeira e vidro e possui uma passarelaexterna de forma espiralada, que dá acessoa um mirante de 25 m de altura.

Gastronomia
Um dos locais mais típicos de Curitiba éo bairro de Santa Felicidade. Local deconcentração dos primeiros imigrantesitalianos, reúne dezenas de restaurantespitorescos, alguns com capacidade para atender milharesde pessoas simultaneamente. No sistema rodízio,são servidas massas, frango, polenta e saladascom receitas basedas no modo de preparo dos antigoscolonos. No centro da cidade e nos bairros próximos,há opções de restaurantes especializadosem pratos de diversas origens – alemães,franceses, italianos, japoneses, portugueses, polonesese ucranianos entre outros. A cozinha regional doParaná, influenciada pela culináriados tropeiros (cavaleiros que faziam longas viagenspelo Brasil conduzindo rebanhos de gado), tambémpode ser apreciada na cidade.

Passeios
A Estrada da Graciosa tem seu início na BR-116,a 40 km de Curitiba, na rodovia que a liga a SãoPaulo. Construída no final do séculoXIX para ligar o planalto à planícielitorãnea, as curvas acentuadas da estreitapista cortam a serra e a densa vegetaçãode Mata Atlântica por 33 km. Há váriosrecantos para descanso e piqueniques e vestígiosde antigas trilhas que eram utilizadas pelos primeirosdesbravadores. A mesma serra pode ser percorridade trem, no percurso que vai de Curitiba a Paranaguá,onde fica o principal porto da região suldo pais. A ferrovia, construída tambémno século XIX, foi considerada na épocauma ousada obra de engenharia por causa de seustúneis e extensos viadutos que venceram osdesafios do relevo.

INFRA-ESTRUTURA
Possui hotéis de alta categoria de confortoe serviços, inclusive os pertencentes a redesinternacionais. Curitiba possui moderna estruturade comunicações e transporte, alémde comércio variado e dinâmico. Oferecesuporte atualizado para a realizaçãode eventos e congressos.

COMO CHEGAR
Curitiba fica a 400 km de São Paulo, a 300km de Florianópolis e a 1400 km de Brasília.O moderno Aeroporto Afonso Pena recebe vôosde todas as regiões do país. O acessorodoviário, a partir de São Paulo,ao norte, e de Florianópolis, ao sul, éfeito por meio de modernas rodovias.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas