31 de março de 2020

    Dicas de Turismo para o Brasil – Clima e temperatura no Brasil

    Clima e Temperatura no Brasil

    O clima varia de acordo com a altitude e latitude do lugar. As estações são exatamente opostas às da Europa e Estados Unidos, exceto na região norte do País.
    A média de temperatura anual é de, aproximadamente, 28ºC na região norte e de 20ºC no sul.

    Existem locais, no sul do País, que chegama temperaturas negativas, inclusive com geadas eneve. No Rio de Janeiro, em pleno verão,a temperatura chega a atingir 40ºC.

    O Brasil, dada sua vasta extensão territorial,de dimensões continentais, possui uma tipologiaclimática variada. Além de sua extensão,outros fatores influentes nos diversos climas brasileirossão as condições de temperatura,altitude, pressão e proximidade com o oceano.Esta grande diferenciação climáticado país resulta, por sua vez, em paisagensvegetais bastante variadas, o que faz do Brasilum dos países detentores do ecossistema maisvariado e complexo no mundo.

    O território brasileiro está divididoem faixas climáticas: 92% do territóriolocaliza-se entre a linha do Equador e o Trópicode Capricórnio. Portanto, pode-se dizer queo clima brasileiro é predominantemente tropical,ainda apresentando faixas equatoriais e sub-tropicais(zonas temperadas) distribuídos entre os8% restantes do território. A predominânciade altitudes mais baixas ao longo do territórionacional acarretam em temperaturas mais elevadas.As temperaturas médias predominantes sãosuperiores a 20 °C.

    Inicialmente, o Brasil é um dos únicospaíses no mundo a apresentar a chamada florestaequatorial (ao lado do Congo, na África),circunscrita ao clima equatorial. Este clima prevalecena região da Floresta Amazônica, apresentandocaracterísticas como temperaturas médiasque oscilam entre 24 e 26 °C.

    O clima tropical atua nas regiões do PlanaltoCentral, além de áreas do nordestee do sudeste brasileiros. Este clima é caracterizadopor duas estações quentes distintaspor ano, apresentando temperatura média superiora 20 °C.

    Nas regiões mais altas circunscritas pelosplanalto atlântico no sudeste, e ainda naregiões ao sul de Mato Grosso do Sul e aonorte do Paraná, o clima predominante éo chamado tropical de altitude. Este tipo de climaé caracterizado pelas médias de temperaturaoscilantes entre 18 e 22 °C.

    O chamado clima tropical atlântico predominaem praticamente toda a faixa litorânea brasileira,estendendo-se desde o Rio Grande do Norte atéo Rio Grande do Sul. Tal clima tem por temperaturamédia anual uma faixa de variaçãoentre 18 e 26 °C.

    O clima semi-árido estende-se pelos territórioscorrespondentes ao sertão nordestino, incluindoo vale do Rio São Francisco, até onorte do estado de Minas Gerais. Em contrapartida,as temperaturas médias anuais correspondemàs maiores no território brasileiro,oscilando por cerca de 27 °C.

    A região de climas mais frios no Brasilcorresponde à faixa territorial situada abaixodo Trópico de Capricórnio , abrangendoos estados sulistas, com exceção donorte do Paraná. O clima subtropical destasregiões apresenta temperaturas médiasinferiores a 20 °C. Tal região circunscritaa essa faixa climática apresenta os invernosmais rigorosos do país, sobretudo nas áreasde maior altitude, onde inclusive podem ocorrernevascas.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas