22 de fevereiro de 2020

    Dicas de Turismo para o Brasil – Algodoal – Nordeste

    Algodoal

    No litoral do Pará, a cerca de 200 km dacapital Belém, encontra-se a belíssimailha do Algodoal. Pouco conhecida dos turistas brasileiros,recebe principalmente visitantes estrangeiros. Oarquipélago ao qual a ilha pertence recebeuesse nome porque, à distância, suasdunas de areia branca lembram uma vasta plantaçãode algodão.

    Declarada Área de PreservaçãoAmbiental (APA), Algodoal mantém característicasde uma primitiva colônia de pescadores. Lánão há energia elétrica nemcarros transitando pelas ruas. O transporte utilizadosão as charretes puxadas por cavalos.

    A ilha possui vários tipos de praias, algumascom dunas de areias brancas, e todas banhadas pormar azul e límpido. A mais conhecida éa da Princesa. Mas há também as praiasda Vila, Mococa e Fortalezinha.

    NÃO PERCA

    Praia da Princesa

    A Praia da Princesa, conhecida também comodo Farol, é um dos mais belos cenáriosda ilha. É repleta de dunas que se deslocamsob a ação dos ventos. Segundo umalenda local, a praia é habitada por uma mulhercujo canto sedutor faz com que os homens nunca maisconsigam abandonar o lugar.

    Lago da Princesa

    Fazendo uma caminhada por traz das dunas da praiada Princesa, se encontra o lago da Princesa. Deágua doce, tem tonalidades escuras em meioa uma exuberante vegetação.

    Passeios

    Uma boa opção é o passeiode duas horas á pé pela trilha queliga a vila de Algodoal à praia da Fortalezinha.É necessário o acompanhamento de guia.Pode se visitar o orquidário e sítiosarqueológicos. Há também passeiosde veleiros no mar e de canoa pelos manguezais.

    INFRA-ESTRUTURA

    Os vilarejos da ilha oferecem pouca infra-estruturaturística. As pousadas e os restaurantessão bem simples.

    COMO CHEGAR

    Algodoal fica a 178 Km de Belém e a 796Km de São Luís. Partindo de Belémem direção à Marudá,o acesso é feito pelas rodovias BR-316 ePA-136. De Marudá, a travessia de barco paraa ilha dura cerca de 45 minutos, dependendo dascondições da maré.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas