17 de fevereiro de 2020

Corpo e Saúde

Corpo e Saúde – O organismo humano é constituído de Corpo, Mente e Espírito, e cada uma destas partes têm necessidades próprias que precisam ser atendidas. Se, através de seus hábitos de vida, você atende as necessidades do seu organismo, ele será equilibrado, resistente e sadio. Se não atende e, ao contrário, através de seus hábitos você agride ao seu organismo, ele será fraco, sem resistência e doente. Portanto, são seus hábitos de vida que, de forma principal, determinam a sua saúde. O Corpo precisa de Sol, Ar, Água, Alimento, Exercício, Repouso e Higiene. Sem estas condições adequadamente atendidas, a saúde jamais será possível e o resultado será a doença. A Alimentação está entre as necessidades mais importantes para a saúde.

POR QUE A ALIMENTAÇÃO É IMPORTANTE ?
São os alimentos que fornecem todos as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais. A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual. A alimentação influi sobre o sistema de defesa do organismo, o sistema que determina sua resistência, a condição mais importante para a manutenção da vida, pois determina se a pessoa será sadia ou doente. Não é o poder dos micróbios, vírus e bactérias que deve ser temido, mas a falta de resistência do organismo. Sem uma alimentação adequada, o organismo sofre alterações em suas funções e fica sem resistência, sendo estas as causas principais de todas as doenças. Por isso se diz: “Somos o que comemos”. Dependendo da alimentação, o sangue, será puro, vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina disse: “Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento”. E disse também: “Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento”. O alimento, além de nutrir, é o melhor remédio. Dois aspectos da alimentação são importantes e devem ser considerados: a qualidade e a quantidade. Devemos saber: o que comer, quanto comer e como comer.
Agora, abordaremos sobre

A QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO.
O QUE COMER ?
A alimentação, assim como todas as outras necessidades do nosso organismo, têm regras e leis que devem ser obedecidas. Não podemos determinar nossa alimentação somente pelo gosto e o prazer que os alimentos proporcionam. Devemos saber se os alimentos são adequados e saudáveis, se vão contribuir para o bom funcionamento, boa defesa e resistência do nosso organismo. Quanto a qualidade, existem 3 condições principais que devem ser atendidas: 1- Alimentos Vegetais. 2- Alimentos Naturais. 3- Alimentos Integrais.

ALIMENTOS VEGETAIS: Verduras – Legumes – Frutas
Os vegetais são alimentos indispensáveis e mais importantes para sua vida. Eles são fontes principais de minerais, vitaminas, fibras, açúcar, além de proteínas e gorduras, em menor quantidade, substâncias essenciais para todo o funcionamento do organismo. Os vegetais contém, também, substâncias protetoras e curativas, com ação anti-infecciosa, anti-inflamatória, anti-parasitária, anti-reumática, anti-hipertensiva, diurética, laxativa, desintoxicante e vitalizadora de todo organismo. São alimentos equilibrados e determinam uma perfeita saciedade do apetite, impedindo o comer excessivo, a busca constante por comidas, portanto, evitam e curam a obesidade.
saúde é uma das condições mais importantes e desejadas pelo ser humano. E para Deus, qual será o Seu desejo e Sua promessa para a saúde do homem ? Será importante, para Deus, que cuidemos do nosso corpo ou apenas da parte espiritual ? O que podemos esperar de Deus com relação a nossa saúde ? Todas essas questões serão respondidas nesta lição, pela Palavra de Deus revelada na Bíblia Sagrada.

O DESEJO DE DEUS PARA A SAÚDE HUMANA
Leia o que diz os seguintes textos bíblicos: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. III João 2 “Eu vim para tenham vida, e a tenham com abundância”. João 10: 10 “… com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto”. Lucas 1: 17 “E servireis ao Senhor vosso Deus …; e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades”. Exo. 23: 25 Estes textos deixam claro o desejo de Deus de que tenhamos saúde, em especial, quando Jesus diz que veio para nós tenhamos vida com abundância, não uma vida de doenças. Note que no último texto Deus diz que tirará a enfermidade do nosso meio se nós O servirmos. Servir a Deus é fazer Sua vontade, seguir suas orientações e Suas leis, que são para nossa proteção. Nenhuma doença ocorre pela vontade de Deus, ao contrário, como um Pai de amor, Ele sofre com o nosso sofrimento.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas