28 de março de 2020

    Como ensinar seus filhos a serem Empreendedores – Crianças


    Sugestões para fomentar a iniciativa e a independência

    Como ensinar seus filhos a serem Empreendedores – Todos os pais, através de processos educativos, podem incutir em seus filhos o impulso motivador que eles necessitam para triunfar. Não é possível lhes assegurar o êxito, mas podem alimentar a confiança em si mesmos, a coragem, e a capacidade de iniciativa, passos indispensáveis para alcançar sucesso na vida.
    Todos nós desejamos que nossos filhos se tornem adultos ativos e empreendedores, mas para consegui-lo temos que plantar, na infância, as sementes de alguns valores imperecíveis.

    Permita-lhes tomar decisões:
    embora ainda sejam pequenos, podemos encontrar situações para demonstrar que confiamos em suas decisões e que não tentamos impor-lhes tudo à nossa maneira. Por exemplo, a escolha da roupa que vão vestir após o banho, ou da história que eles gostariam que fosse lida antes de dormir. Essas decisões, por pequenas que pareçam, ajudam as crianças a adquirir confiança em si mesmos e fomentam a iniciativa. Conforme eles vão crescendo é bom levar em conta suas opiniões sobre assuntos que afetam a toda a família, como o lugar onde passar as férias, etc… Mas, atenção: seja convincente em demonstrar sua confiança neles.

    Ofereça seu apoio:
    para que a criança se transforme em um adulto confiante e bem sucedido, mais que lhe oferecer bens materiais, o importante é dar a ela nosso apoio e confiança. É obvio que desejamos para nossos filhos uma vida confortável, e que nada lhes falte em termos materiais, porém se lhe proporcionamos tudo incondicionalmente, estamos lhes tirando a oportunidade de medir suas próprias forças e capacidades de atingir seus objetivos. Resumindo, estamos roubando-lhes o direito à iniciativa e ao esforço pessoais.
    Entretanto, oferecer nosso apoio às suas iniciativas e elogiar seus esforços lhes infundirá força extra e uma maior determinação. Para isso é importante ouvir suas idéias e projetos, descobrir suas motivações, demonstrar que lhes compreendemos, mesmo quando não estivermos plenamente com eles, e além disso nos lembrarmos de elogiar suas iniciativas na presença de outros adultos.

    Ressalte seus pontos fortes:
    todos temos interesses especiais e nos destacamos em alguns pontos naquilo que fazemos. Se formos pais observadores estaremos aptos a descobrir aquelas áreas nas quais nosso filho poderá se destacar. Devemos também buscar ajudá-los a ampliar seus horizontes, lhes propondo alternativas que possivelmente eles não tenham pensado em explorar. Outro fator de importância é fazer-lhes entender que com esforço e perseverança é possível alcançar qualquer objetivo. Mas atenção para um detalhe: algumas atividades eles fazem melhor que outras. E os pais deverão estar atentos para lhes incentivar a praticar justamente o que mais gostam, aquelas atividades pelas quais demonstram maior aptidão. 

    Fale sobre o valor do trabalho:
    por mais que seu filho encontre logo sua vocação, os pais devem lhe ensinar que qualquer sucesso requer esforço e trabalho. Comece a ensinar-lhe essa lição quando, por exemplo, ele lhe pedir um brinquedo, cujo valor esteja fora do orçamento familiar no momento. Incentive-o a conseguir o que deseja através do trabalho. Proponha-lhe alguma tarefa doméstica, através da qual ele possa receber alguma remuneração. Procure uma tarefa que lhe seja prazerosa; assim ele aprenderá que o trabalho não só proporciona a satisfação de seu desejo em obter algo, como também pode lhe dar prazer.
    Não se esqueça de falar freqüentemente com seu filho sobre as satisfações que encontra em sua profissão, não só do ponto de vista econômico, mas também sob o ponto de vista de crescimento pessoal, afinal de contas é sempre gratificante realizar bem uma tarefa. Procure demonstrar-lhe também o valor do trabalho em equipe, e da contribuição que seu esforço pessoal pode levar à comunidade, por exemplo.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas