4 de abril de 2020

    Clima da Bahia

    Três tipos climáticos são identificados no Estado, havendo em uma mesma região uma pequena variação climática.
    A maior parte do estado é caracterizada por clima quente e úmido subdividindo-se em:

    Clima de savana – ocorre em quase todo o sertão (interior), exceto ao norte, sendo marcado por chuvas abundantes durante o verão com índice de 1.000mm/ano e período de rigorosa seca no inverno. Temperatura média anual 20°C.

    Clima super-úmido – está presente no litoral sul, desde o Recôncavo até o Espírito Santo não apresentando estação seca. O índice de chuvas é mais elevado, 2.000mm/ano atingindo principalmente Ilhéus. Temperatura média anual 23°C.

    Em outra porção do estado observa-se o clima semi-árido quente. Avançando de norte para leste do planalto as chuvas diminuem, chegando a 700mm/ano. Na localidade de Raso da Catarina, uma região quase desértica com período seco de quase nove meses as chuvas anuais chegam a 500mm. As temperaturas registradas nesta tipologia climática indicam 25°C as mais elevadas (média anual).
    Já a terceira tipologia climática, tropical de altitude, tem sua área de ocorrência na Chapada Diamantina e no Espinhaço (altitudes superiores a 900m). Caracteriza-se pelos invernos frescos e verões amenos com temperaturas na faixa dos 18°C (mês mais frio) e 21°C (mais quente).

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas