19 de janeiro de 2020

Canyon de Xingó – Sergipe

Canyon de Xingó – O esforço conjunto do homem e da natureza deu ao sertão sergipano um dos mais belos espetáculos do planeta. Paisagens belíssimas, formações rochosas deslumbrantes, água cristalina, trilhas ecológicas, Parque Temático da Caatinga, vegetação exuberante e fauna diversificada: Isso é Xingó, localizado no município de Canindé do São Francisco, a 213 km da capital.

Navegar por entre as rochas dessa gigantesca muralha encravada no meio do Alto Sertão de Sergipe é algo inesquecível. São vales grandiosos, formando um Canyon de até 50 metros de altura, circundando um lago que, em alguns pontos, atinge até 190 metros de profundidade. Ninhais de garças e ilhas fluviais completam o espetáculo. Em Xingó, a natureza caprichou em todos os detalhes.

As rochas guardam vestígios dos primeiros habitantes da região, que ali viveram a mais de oito mil anos atrás. E, também, as marcas das andanças do bando de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, em tempos menos distantes. A trilha de Angico, no município de Poço Redondo, leva à grota do mesmo nome, local onde morreram Lampião, Maria Bonita e mais nove companheiros.

Como chegar:
Canindé do São Francisco fica a 213 km de Aracaju com acesso via BR-101, sentido Aracaju / Maceió, seguindo via rodovia SE-206. Ou pela BR-235, via Itabaiana, seguindo pelas rodovias SE-106 e SE-206.

Agências de Viagens em Aracaju, especializadas em turismo receptivo, oferecem passeios turísticos para o Canyon de Xingó e outros pontos turísticos do Estado.

Vale dos Mestres
Para os amantes do eco-turismo e do trekking opções não faltam na região. Uma delas é uma caminhada pela trilha do Vale dos Mestres.

Grota de Angico
O acesso a Grota de Angico é pelo Rio São Francisco, partindo de Canindé, seguindo no catamarã Pomonga, passando pela cidade histórica de Piranhas e por belíssimas formações rochosas, ilhas e prainhas fluviais.

Museu Arqueológico
Os primeiros habitantes de Xingó chegaram na região há nove mil anos. Eram provavelmente grupos de caçadores e coletores, que ocuparam áreas identificadas hoje como terraços.

“Museu” de Véio
Já no caminho para Canindé, no município de Nossa Senhora da Glória, uma raridade: a casa-museu de Véio, como é conhecido nacionalmente um dos mais famosos artesãos sergipanos, chamado Cícero Alves dos Santos.

Usina Hidrelétrica de Xingó
Xingó tem também como pontos de atração turística visita à grandiosa Usina Hidroelétrica, com apresentação de vídeos sobre a obra.

Passeio pelo Canyon
Com a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó, originou-se um reservatório com 65 km de extensão em pleno semi-árido nordestino.

Parque Temático da Caatinga – Fazenda Novo Mundo

Para quem gosta de apreciar a natureza e caminhar por trilhas, uma opção quase imperdível é a Fazenda Mundo Novo, o primeiro Parque Temático da Caatinga do Brasil, também localizada no município de Canindé do São Francisco.

Fonte de texto: Turismo Sergipe – Governo do Estado de Sergipe.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas