18 de janeiro de 2020

Cantão – Tocantins

Cantão – O Parque Estadual do Cantão, com área definida de aproximadamente 90 mil hectares abrangendo os municípios de Caseara e Pium, conta com a magnitude do rio Araguaia e suas inúmeras praias de areias brancas e finas, entremeadas por rios, afluentes e canais de águas transparentes e rasas.

A abundância das águas forma pequenas ilhas e centenas de lagos em ambiente de vegetação rica, que atrai grande quantidade de aves e peixes. A presença de grandes cardumes ao longo do Rio Araguaia no período de junho a setembro, oferece as condições ideais para a pesca esportiva também nos rios Coco e Javaé e nos diversos lagos do Parque e de seu entorno.

Existem planos para o seu manejo, tais como a implantação de um módulo ecoturístico, com centro de visitantes, aeroporto, museu e estrutura de hospedagem (restaurantes, lojas, quiosques, trilhas, cais para embarcações). Após a conclusão do plano de manejo, a iniciativa privada será convidada a aprimorar a estrutura, sempre visando o desenvolvimento sustentado.

Diversos passeios ecológicos podem ser feitos em trilhas a cavalo, expedição em canoas ou caiaques, cruzeiros fluviais, safári fotográfico ou mesmo em visita ao projeto quelônios, voltado para conservação de tracajás e tartarugas em período de reprodução.

Pegue sua mochila, chame os amigos e venha pra cá! O Tocantins te espera de braços abertos!

Fonte de texto: Site do Governo do Estado de Tocantins.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas