24 de janeiro de 2020

Caminho dos Príncipes – Santa Catarina

A região do Caminho dos Príncipes inclui Joinville, maior cidade de Santa Catarina, e importantes centros econômicos do estado, como Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. A colonização européia – alemães, suíços, italianos, noruegueses, franceses… – deixou marcas em quase todas as cidades, emprestando a elas uma forte característica cultural. Entre os atrativos naturais dessa região estão as cachoeiras de Corupá e o cenário bucólico de Campo Alegre, Rio Negrinho, Porto União…


Charmosa Joinville

Situada entre a serra e o mar, Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, com mais de 500 mil habitantes. Conhecida como Cidade das Flores, por causa do colorido dos seus jardins, reserva agradáveis surpresas para os visitantes. Tem belezas naturais e um patrimônio histórico e cultural que encantam os visitantes. Além da boa gastronomia e das atrações culturais, quatro grandes festas atraem turistas de todo o país: Festival Internacional de Dança, Festa das Flores, Fenachopp e Festa do Tiro.

A cidade, nos últimos anos, tem diversificado seu perfil econômico, predominantemente industrial, e investido em serviços, tecnologia e turismo. Há mais de 10 anos realiza o Festival Internacional de Dança, um dos maiores do gênero no mundo. Resultado do sucesso desta guinada cultural, Joinville sedia a única filial da Escola do Balé Bolshoi fora de Moscou.

Há, ainda, boas opções para ecoturismo. Uma delas é o roteiro de turismo rural da Estrada Bonita. Outra é o passeio no Barco Príncipe de Joinville pela Baía da Babitonga.

Infra-estrutura para eventos
Joinville é centro cosmopolita, com shopping centers, cinemas, vida noturna. Há excelentes hotéis e restaurantes com culinária variada. A cidade tem capacidade para realizar grandes eventos. Destaque para o Centreventos Cau Hansen, estrutura que pode ser utilizada para shows, exposições, espetáculos teatrais e de dança.


Cachoeiras e clima de montanha

Jaraguá do Sul é uma cidade charmosa. Um dos mais importantes pólos econômicos do estado, conserva a arquitetura germânica e italiana e os atrativos naturais: há rios ótimos para canoagem, bons pontos para saltos de asa delta e grandes áreas de Mata Atlântica preservadas, como o Parque Malwee, aberto à visitação.

A principal atração de cidades como Campo Alegre e Corupá são as dezenas de cachoeiras existentes na Serra do Mar, acessíveis através de trilhas que podem ser percorridas com relativa facilidade. Há muitos lugares especiais para o ecoturismo. Cenários bucólicos de pinheiros e campos e lindíssimas paisagens rurais convidam à vida natural, aos esportes ecológicos e a passeios pelo interior de municípios como São Bento do Sul, Rio Negrinho, Porto União, Mafra e Canoinhas.

Roteiros Especiais
Festa das Flores e Festival de Dança
Realizada há 60 anos, a Festa das Flores é o evento mais tradicional de Joinville. Realizado sempre em novembro, sintetiza o espírito dos joinvilenses, seu amor aos detalhes: nos pavilhões da Expoville, são construídos verdadeiros jardins de orquídeas e bromélias. Mais recente, o Festival Internacional de Dança de Joinville, em julho, transforma a cidade num grande palco. No Centreventos Cau Hansen, nas ruas, nos shoppings e em palcos improvisados nas fábricas, centenas de bailarinos convivem com a população da cidade, numa grande celebração às artes e à cultura.

Maria Fumaça
O passeio em autêntica Maria Fumaça, atravessando túneis, em meio à Mata Atlântica, na Serra do Mar, é o roteiro mais famoso de Rio Negrinho. O trem faz o trajeto Rio Negrinho-Corupá todo segundo sábado de cada mês, oferecendo visuais deslumbrantes do Caminho das Cachoeiras.

Fonte do texto: Site do Governo de Santa Catarina.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas