24 de janeiro de 2020

Bonito – Mato Grosso do Sul

Distância da Capital: 297 km (Seplanct)
Vias de Acesso: BR 060 até Guia Lopes da Laguna e depois seguir pela MS 382 ou BR 262 sentido Aquidauana e depois seguir pela MS 345
Habitantes: 16.956
Prefeitura: Rua Cel. Pílad Rebuá, 1780
Fone: (67) 255-1351

Breve Histórico:
Bonito tem suas origens na história da formação do município de Miranda, ligada à expansão espanhola do século XVI no vale do Paraguai, como ponto de apoio às expedições que pretendiam alcançar as minas do Peru. Em 1580 Ruy Dias Melgarejo funda a primeira cidade de Santiago de Xerez às margens do rio Mbotetei (rio Miranda). Após vários conflitos com os índios que habitavam a região, o povoado muda-se para as margens do rio Mondego (Aquidauana), permanecendo apenas algumas famílias que conviviam pacificamente com os indígenas. Esse relacionamento amistoso facilitou a implantação da Missão Itatim, que foi alvo constante de ataques de bandeirantes paulistas e colonos espanhóis que pretendiam aprisionar os índios e mestiços aldeados para escravizá-los.
Com a descoberta de ouro em Cuiabá a Coroa Portuguesa expulsa os espanhóis da região do vale do rio Paraguai. O Presídio de Nossa Senhora do Carmo do Rio Miranda foi construído em 1778 a mando do capitão-general da Capitania de Mato Grosso, Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Um pequeno povoado começou a desenvolver-se em volta do presídio, que em 1857 é elevado à categoria de vila e passa a denominar-se Miranda, e em 07 de outubro de 1871 é elevada à categoria de Município.
Durante a Guerra do Paraguai (1865-1870), vários colonos e fazendeiros ajudaram no abrigo e condução das tropas até a região de fronteira. Também os índios Guaicuru participaram dos combates. Após o final da guerra, muitas pessoas que haviam fugido retornaram, junto de novos colonos vindos de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e outras regiões. Muitas famílias foram dizimadas pelos constantes ataques indígenas, dificultando a criação de um povoado.
A Fazenda Rincão Bonito, de propriedade do Sr. Euzébio, foi adquirida pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aqui chegara em 1869, com a missão de expulsar os índios da região. O Capitão Falcão foi o primeiro escrivão e tabelião do lugar, incentivando a fixação dos primeiros moradores da vila. Em 11 de junho de 1.915, a vila Rincão Bonito é elevada a Distrito de Paz de Bonito, desmembrando-se a área do município de Miranda, mas com subordinação administrativa. Foi elevado à condição de município em 02 de outubro de 1.948.
As principais atividades econômicas de Bonito são a pecuária, o turismo, agricultura e mineração de calcário.

Orgão Gestor do Turismo
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO

Atrativos Naturais

ABISMO ANHUMAS
O rapel de 72 metros por uma fenda na rocha leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas, onde a flutuação revela a beleza subaquática do lugar.

ALTO FORMOSO – PRAIA DA FIGUEIRA/ FLUTUAÇÃO& MERGULHO LIVRE
Passeio Alto Formoso, localizado numa antiga empresa de mineração e exploração de calcário, hoje com a área destinada ao ecoturismo, é o maior projeto de recuperação de área degradada da região, colocando novamente Bonito como modelo em conservação e ecoturismo.
Por ser um passeio de flutuação, nas águas límpidas do Rio Formoso, é oferecido todo equipamento de mergulho como snorkel, máscara, roupa de neoprene, papete e barco de apoio em todo percurso do rio, para o turista mergulhar com conforto e segurança, contemplando assim, a fauna e flora subaquática. Ao sair do rio, os turistas retornarão ao centro de visitantes, em carros elétricos, proporcionando um maior conforto e preservando a natureza, pois estes veículos não emitem gases poluentes e nem som.

Já no centro de visitantes , há serviços de loja, restaurante com vários pratos típicos da região e um redário sombreado por uma enorme figueira de 25 anos com mais de 1000 m2 de área.
Desta árvore magnífica, originou-se o nome da mais bela paisagem de Bonito a Praia da Figueira, antigo bolsão de extração calcarea, que deu origem a uma lagoa de água cristalina com 60.000 m2 , e uma extensa praia com coqueiros e areia branca, para caminhadas, jogos de frescobool, banhos de sol. Para maior comodidade, dispomos do Bar e Restaurante da Figueira, com aperitivos regionais deliciosos. E ainda nesta área teremos aluguel de equipamentos, como caiaques, bóias, snorkel e uma novidade em Bonito, o scooter, usado para mergulho superficial.

ARBORISMO
Permite a prática do Arborismo ( Tupi- Guarani: “Ybirá pe” que significa ” caminho das árvores” em diversas travessias por cabos de aço instalados em árvores nativas como: aroeira, bálsamo, peroba, ipê e outras.
As travessias chegam em plataformas instaladas nas árvores em alturas variando de 10 a 20 metros.
Fornecem os equipamentos necessários como: cadeirinha, cabos-solteira, mosquetões, tandem, capacete e luvas. Monitores experientes acompanham os praticantes durante todo o percurso.
A atividade é desenvolvida em uma área a beira do Rio Formoso, um dos mais cristalinos do Brasil, distante 8 km do centro da cidade de Bonito-MS.
Duração do passeio: 1 hora e meia.

BALNEÁRIO DO GORDO
Localizado às margens do Rio Formoso. Oferece a tranqüilidade e a harmonia que apenas a natureza pode permitir. O balneário possui estrutura de sanitários, bar e churrasqueiras individuais, além de quadras de vôlei e futebol de areia. Vale dizer que também possui estrutura para camping.

BALNEÁRIO ECOLÓGICO DO SOL
Localizado às margens do Rio Formoso, oferece a possibilidade de nadar nas piscinas ou no próprio rio, entre as piraputangas, curimbas e dourados, com lindas cachoeiras fazendo parte do cenário. Possui carretilhas, trampolim, lanchonete, restaurante, quiosques para churrasco, redário, quadras de vôlei e futebol de areia.

BALNEÁRIO MONTE CRISTO
Trilha pela mata ciliar até o ponto onde se forma o Rio Formosinho, um dos mais límpidos da região, com cachoeiras, visitas a pequenas cascatas, piscinas naturais, carretilha, trampolim. Possui loja de artesanato, quadras de vôlei, futebol de areia e um delicioso almoço típico.

BALNEÁRIO MUNICIPAL
As águas cristalinas do Rio Formoso permitem uma visão de peixes de cores e tamanhos variados. Administrado pela Prefeitura Municipal de Bonito/MS, o Balneário oferece quadras de vôlei e futebol de areia, bares, lanchonetes e restaurantes, além de churrasqueiras para quem quiser fazer sua própria refeição.

BALNEÁRIO TARUMÃ
É um complexo ecológico com acesso seguro, estacionamento, restaurante,lanchonete e vestiários. Uma linda piscina natural, além de trilhailustrativa que leva a uma belíssima cachoeira.

BARRA DO SUCURI
Com infra-estrutura voltada para o lazer, desfrutando o Rio Formoso e seu encontro com as águas límpidas do rio Sucuri, a fazenda oferece local para jogos de futebol..

BÓIA CROSS
Após uma pequena caminhada pela mata ciliar, se inicia uma emocionante aventura nas corredeiras do Rio Formosinho em bóias individuais. A água cristalina permite que se observe os peixes e o leito do rio com a mesma facilidade com que se vê a fauna e a flora da mata ciliar.

BONITO AVENTURA
O passeio começa com uma trilha interpretativa de 1.800m, onde o visitante pode observar uma grande variedade de palmeiras, bromélias, árvores nativas, pássaros de todas as cores e tamanhos e até animais como cotias, macacos pregos e tatus. Após a caminhada, inicia-se o mergulho livre de 2.200 m pelas águas cristalinas cheias de troncos submersos, tufas calcárias e espeleotemas que formam o maravilhoso mundo submerso do Rio Formoso. As corredeiras, sem duvida, são os auges deste passeio. É um passeio de flutuação diferente, onde o visitante sentirá toda a liberdade do Rio como se fosse um peixe.

CACHOEIRAS DO AQUIDABAN
Num total de onze cachoeiras , com cinco , oito, dez e a última com cento e vinte metros de altura, sendo esta uma das mais altas quedas da região, de onde se tem uma visão panorâmica da Serra e da planície pré-pantaneira, um visual deslumbrante! Também se avista uma imensa área de cerrados e matas totalmente preservadas que pertencem à Reserva Indígena Kadiweus (os índios cavaleiros) .O passeio tem um percurso de 1.800 metros de trilha ao longo do Rio Aquidaban , onde o turista pode além do contato com a natureza relaxar nas cristalinas águas das piscinas naturais.

CACHOEIRAS DO RIO DO PEIXE
Localizado na Fazenda Água Viva, ali se constitui um dos mais belos e paradisíacos cenários naturais da região. Rios de águas límpidas, cachoeiras ornamentais, inúmeras piscinas naturais, uma fauna atraente com macacos, araras, tucanos, entre outros. Neste paraíso você pode curtir e relaxar nas duchas das cachoeiras, aventurar-se entre os cardumes de peixes das piscinas naturais e depois saborear um delicioso almoço sul-mato-grossense , preparado pela proprietária da Fazenda. Para finalizar este gostoso dia, no final da tarde é servido um saboroso lanche.

CEITA CORÊ
Na língua tupi-guarani “Terra de meus filhos”. Trilhas, cachoeiras e nascentes. Passe um dia agradável num ambiente rural desfrutando destas maravilhas: trilhas pela mata ciliar com belíssimas cachoeiras, piscinas naturais, pequenas grutas, carretilha, passeio a cavalo e almoço típico da fazenda , uma das sedes mais bonitas e tradicionais da região. Um passeio repleto de encantamento e diversão para o dia inteiro.

DISCOVERY DIVE (BATISMO)
Excelente para quem não tem treinamento e quer experimentar a sensação de mergulhar com equipamento “scuba”. Sempre acompanhado pelo Instrutor, é possível mergulhar por aproximadamente 30 minutos após ter recebido toda a orientação de segurança. Este mergulho pode ser feito no Rio Formoso, em meio a milhões de bolhas das cachoeiras ou no Rio da Prata com muitos peixes. O mergulho agrada inclusive os mais experientes, pelo visual completamente diferente do mar e também pela transparência da água.

ENO BÓKOTI
O nome Eno Bókoti na linguagem dos índios terena, significa “muitas cachoeiras”. O passeio inicia-se por uma trilha de 2 Km pela mata ciliar do Rio do Peixe, com paradas para banhos e descanso, podendo–se apreciar árvores centenárias, cardumes de peixes, aves e animais silvestres. Ao final, um lugar muito especial, com: cachoeiras, decks, passarelas, ponte pênsil, trampolim, carretilha, praia de pedra (natural), piscinas naturais e bóias. A Flutuação é uma nova opção de passeio, que funcionará como adicional do ENO BÓKOTI Cachoeira. É uma flutuação bastante interessante, mas diferente das flutuações das nascentes. Encontra-se ao longo dos 500 m de flutuação no Rio do Peixe, algumas belezas submersas como variadas espécies de peixes, vegetação aquática, algas, formações calcárias e muita emoção .

ESTÂNCIA MIMOSA ECOTURISMO
A casa de madeira, com varandas, redes, fogão a lenha, bica d´água e represa habitada por aves e jacares, foi mantida em seu estilo original. Após essa recepção aconchegante você caminhará por trilhas interpretativas na mata do Rio Mimoso. São várias cachoeiras a sua espera por um delicioso banho , depois de tanta diversão e novidade. Nada melhor, do que retornar a sede, onde um delicioso almoço de fazenda, com pratos e doces regionais estará lhe aguardando.

FAZENDA SEGREDO
Para o visitante que deseja passar um dia inesquecível a Fazenda Segredo oferece: descida de bote pelo Rio Formoso num percurso de 7 Km passando por algumas quedas d’água, lindas cachoeiras para relaxar na hidromassagem, local para descanso a almoço típico.

GRUTA DO LAGO AZUL
Considerada como Monumento Natural, a Unidade de Conservação das Grutas do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida permite visitação à primeira delas – a mundialmente conhecida Gruta do Lago Azul. Após percorrer uma breve trilha na mata se chega a impressionante entrada da caverna e, então se inicia o passeio dentro dela, descendo até poucos metros do lago. Serão vistos impressionantes espeleotemas durante todo o percurso que levará até um belíssimo espelho d’água, com mais de 80m de profundidade.

GRUTA DO MIMOSO
Uma das mais belas cavernas do mundo para o mergulho autônomo. Dentro do circuito turístico é possível fazer uma penetração horizontal de quase 70 m no interior da caverna. A profundidade máxima atingida neste mergulho fica em torno de 18 m. A variedade de formações no teto e nas paredes, tais como estalactites, cortinas etc., fazem do mergulho uma viagem fantástica que culmina com a visão do Salão dos Cones, um salão imenso com formações calcárias de quase 8 m de altura, lembrando uma paisagem lunar. A água é cristalina e o visual impressionante. Credencial mínima Cavern Diver.

GRUTAS DE SÃO MIGUEL
Belíssimo receptivo com bar estruturado e um mirante que possibilita o visitante ter uma visão geral da região . O acesso às grutas é feito parte por uma trilha suspensa, com 180m, que permite caminhar por entre as copas das árvores do cerrado, levando o visitante até a gruta principal, onde existe uma rica variedade de espeleotemas e outras formações calcárias. Ao longo do passeio, o visitante conhecerá estalactites, estalagmites, travertinos, coralóides e pérolas, além da possibilidade de ver a coruja Suindara (Tyto Alba). O retorno ao receptivo é feito com carrinhos elétricos.

HOTEL FAZENDA CACHOEIRA
O Hotel Fazenda Cachoeira oferece conforto e entretenimento. Está localizado em uma bela natureza as margens do Rio Formoso. Você e sua família vão viver momentos inesquecíveis, num gostoso clima de fazenda, desfrutando de um delicioso cardápio regional e ainda podendo aventurar-se pelas cachoeiras em um passeio de bote ou caiaque com total segurança, piscinas naturais, carretilhas, trilhas ecológicas.

PARQUE DAS CACHOEIRAS
Trilha pela mata ciliar do Rio Mimoso, onde se observa a fauna e flora local. Visitação a seis belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas, piscinas naturais e carretilha. Há restaurante e sanitários.

PARQUE ECOLÓGICO RIO FORMOSO
O parque apresenta um belo e agradável receptivo. A caminhada segue por uma trilha na mata ciliar, margeando o Rio Formoso. Subindo o Morro da Piúva avista-se ao longe a Serra da Bodoquena. A flora exuberante atrai pássaros e animais silvestres. A caminhada de 2.300m termina no “Deck Paraíso” onde se inicia a descida do Rio Formoso. O visitante mergulhará próximo a cardumes de peixes, entre algas e troncos submersos. No retorno, o Restaurante da Lagoa oferece apetitosas refeições acompanhadas de doces caseiros.

PASSEIO DE BOTE
O passeio é feito nas águas do rio formoso, em botes de borracha com capacidade para 10 pessoas, no máximo, em um percurso de 6km, ultrapassando três cachoeiras e duas corredeiras. Pode-se avistar diversas aves e mamíferos nas margens do Rio. O final do passeio, o conhecido desembarque, é feito na Ilha do Padre. O passeio todo tem duração de aproximadamente 3 horas.

PROJETO VIVO
Este é um passeio onde se aprende tudo sobre educação e conservação ambiental em trilha interpretativa, passeio de bote, cavalgada, almoço e atividades especiais para crianças em piscina, oficina de artes e reciclagem de papel.

RESERVA ECOLÓGICA BAÍA BONITA – AQUÁRIO NATURAL
O passeio tem início com uma caminhada em uma trilha que leva até a nascente principal, de onde se inicia a flutuação num percurso de 900m nas águas cristalinas da nascente do rio Baía Bonita, observando o balé colorido das piraputangas. Ao longo do rio Baía Bonita, o visitante pode flutuar e observar as belezas cênicas, onde vivem aproximadamente 30 espécies de peixes. Existe a alternativa para observar o leito do rio a partir do fundo de vidro do barco de apoio. Ao fim da flutuação, pode-se nadar e brincar em uma cama elástica flutuante e deslizar suspenso sobre a água por um sistema de cabos e carretilha. Na volta, o receptivo oferece uma hidromassagem quente e relaxante para recuperar as energias e relaxar ainda mais o visitante, para após o almoço realizar a trilha dos animais, onde é possível observar animais da região, alguns ameaçados de extinção, como o lobo-guará, o jacaré-do-papo-amarelo e o cervo-do-pantanal. Além destas espécies, há outros recintos com emas, antas e serpentes. Os animais fazem parte do programa que visa a preservação de espécies em extinção. O passeio termina com a visita ao Museu de História Natural da Baía Bonita.

RINCÃO DOS SONHOS
Localizado às margens do Rio Formoso, o local oferece balneário, cachoeiras, trampolim, carretilhas, muitos peixes e vegetação aquática.

RIO SUCURI ECOTURISMO
O passeio começa com uma agradável e leve caminhada pela mata ciliar, em uma trilha que permite observar diversos animais e árvores. Este percurso inclui uma visita à nascente do Rio Sucuri, onde você se encantará com a surpreendente visão a partir do mirante, elevado sobre as águas cristalinas. No final desta trilha, entra-se no barco a remo para logo após iniciar a parte aquática do passeio: uma descida de 45 minutos flutuando calmamente ao sabor da leve correnteza, observando cardumes de diversas espécies de peixes e plantas aquáticas. A visibilidade é de dezenas de metros, graças à composição calcária das rochas onde nasce o rio. Quem não quiser fazer o percurso mergulhando pode seguir no barco, que estará à disposição durante toda a descida, fornecendo conforto e segurança.
O Rio Sucuri além da flutuação oferece aos seus visitantes:Bike Tour : Você vai passear pelas trilhas da fazenda observando diversos tipos de pássaros e plantas. Um passeio de contemplação e aventura.
Cavalgada: Um passeio para sentir o clima da fazenda, respirar o ar puro e se deixar levar pelo balanço do cavalo, que lhe vai conduzir pelas trilhas para uma apreciação da fauna e da flora. No meio do caminho, está programada uma parada para descanso e um refrescante banho em piscinas naturais nas cristalinas águas do Rio Formoso.
Quadriciclo: Percurso em trilhas rústicas e pista livre. Após mais ou menos 3:00 h de duração , temos pausa para banho em corredeiras e uma estrutura de apoio no final do passeio.

Arte, Cultura, Folclore e História

ENCONTRO ESTADUAL CLUBES DE LAÇO
Evento realizado no final agosto que reune 11 Clubes do laço do Estado.
Realização de bailes.

FESTA DE SANTOS REIS
A Festa de Santos Reis é uma tradição de muitos anos, que passa de pai para filho. A organização é de responsabildade do Sr. Amarilio Moisés da Silva, que organiza um grupo de 15 pessoas que o acompanha. A Festa começa a ser organizada no dia 25 de Dezembro e sai do Pesqueiro Arizona, onde acontece a Santa Ceia, depois segue para outros Pesqueiros cantando e pedindo prendas além de rezar o terço em cada passagem. Pousam nos Pesqueiros e seguem no dia seguinte, pelo dia 04 e 05 de Janeiro, eles arredam as prendas para a Festa no dia 06 de Janeiro.

FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO DE BONITOO evento é realizado anualmente no final de abril com término no começo de maio. Típica de peões que representam as fazendas de todo o Estado e concorrem a troféus de várias modalidades.

FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO
O festival está inserido em um conjunto de ações desenvolvidas e apoiadas pelo governo e trade turístico, com o objetivo de ampliar o potencial turístico. O evento consta de: música, festas, tetro, exposições de artes plásticas, de fotografia, cinema voador, vídeo e palestras, e tem duração de 10 dias.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas