23 de fevereiro de 2020

    Bolos & Tortas Doces – Bolo Méridien

    Bolos & Tortas Doces – Bolo Méridien

    Ingredientes:

    Pão de ló:
    30 gramas de manteiga sem sal derretida
    125 gramas de farinha de trigo
    125 gramas de açúcar
    4 ovos

    Calda:
    5 Colher (sopa) de água
    3 Colher (sopa) de cucar
    80 gramas de leite de coco
    40 gramas de rum branco

    Recheio:
    300 gramas de ameixas em cala pesadas sem a calda e os caroços

    Mousse de coco:
    200 gramas de creme de leite fresco bem gelado
    35 gramas de coco ralado bem fininho
    3/2 folhas de gelatina incolor
    230 de leite de coco
    70 gramas de açúcar

    Cobertura:
    50 gramas de flocos de coco hidratados
    40 gramas de creme chantilly
    1 vidro de geléia de ameixa

    Modo de Preparar:

    Pão de ló:
    Misturar os ovos com o açúcar e levar ao fogo, em banho maria, até amornar. Bater amistura na batedeira, até obter um creme espumoso e esbranquiçado. Com uma espátula demadeira, ou um batedor chicote, acrescentar a farinha peneirada e em seguida a manteigaderretida já fria, e mexer bem com movimentos circulares de cima para baixo até ficaruma massa homogênea. Despejar a massa num aro inox nº 22, de 5 cm de altura, previamentecolocado sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Levar ao forno preaquecido emtemperatura de 180º, por 40 minutos. Fazer a calda enquanto assa o bolo.

    Calda:
    Levar a água e o açúcar em fogo brando até levantar fervura. Retirar do fogo,acrescentar o leite de coco e o rum, misturar bem e deixar esfriar.

    Mousse:
    Levar ao fogo brando ou ao microondas ¼ do leite de coco com a gelatina (previamenteamolecida em água fria e espremida). Assim que dissolver a gelatina, retirar do fogo ejunta o leite de coco restante, o açúcar e o coco ralado sem hidratá-lo. Reservar.Bater o creme de leite bem gelado até ficar firme, juntar a mistura de coco e gelatina emisturar com um batedor chicote.

    Montagem:
    Colocar dentro do aro de inox um círculo de papelão bem firme, com o mesmo diâmetro,para formar o fundo. Cortar o pão de ló novamente dentro do aro, e com um pincel, banhecom metade da calda. Cobrir com os 300 gramas de ameixa espalhando uniformemente. Colocara outra camada de pão de ló e molhar com a calda restante. Colocar o aro, com o bolo,dentro de uma assadeira e completar com a mousse de coco, nivelando bem a superfície.Levar à geladeira por 3 horas, no mínimo, sem tirar o aro. Aquecer a geléia com umpouquinho da calda de ameixa e depois bater no liqüidificador. Deixar esfriarcompletamente, batendo com um batedor e espalhar sobre a mousse, alisando delicadamentecom uma espátula. Colocar o bolo sobre um recipiente alto e retirar o aro por baixo,delicadamente, com o auxílio de uma faca. Sustentando a base com a mão, passar ochantilly à volta do bolo. Cobrir o chantilly com os flocos de coco hidratados, e voltarà geladeira até a hora de servir.

    Sobre o Autor

    Postagens Relacionadas