23 de janeiro de 2020

Bolos & Tortas Doces – Bolo de Chocolate com Rosas

Bolos & Tortas Doces – Bolo de Chocolate com Rosas

Ingredientes:

Massa:
½ Colher (sopa) de fermento em pó
1 e ½ Xícara (chá) de farinha de trigo
½ Xícara (chá) de chocolate em pó
½ Xícara (chá) de leite morno
1 Xícara (chá) de açúcar
6 ovos (gemas e claras separadas)

Recheio:
1 Xícara (chá) de geléia de laranjacom pedaços
1 Xícara (chá) de suco de laranja
1 Xícara (chá) de creme de leite
1 Colher (sopa) de Cointreau
300 gramas de cobertura de chocolate branco picada

Cobertura:
600 gramas de cobertura de chocolate branco picada

Para decoração (cerca de 10 rosas):
1 e ½ Colher (sopa) de glucose de milho
125 gramas de cobertura de chocolate meio amargo picada

Modo de Preparar:

Massa:
Bater na batedeira as claras em neve e, sem parar de bater, acrescentar as gemas e oaçúcar, até formar um creme fofo. Desligar e acrescentar, aos poucos, o leite morno, afarinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento, misturando até a massa ficar uniforme.Despejar numa forma redonda grande (28cm de diâmetro) untada e enfarinhada, e assar emforno médio, preaquecido, por cerca de 35 minutos. Ao esfriar, desenformar o bolo e cortarao meio.

Recheio:
Colocar o chocolate branco picado em um refratário, juntar o creme de leite e levar aomicroondas, na potência média, por cerca de 2 minutos, mexendo na metade do tempo.Retirar do microondas e misturar com uma espátula até que todos os pedaços de chocolatederretam, obtendo um creme liso. Cobrir com filme-plástico e levar à geladeira por 2horas, ou até que fique firme. Bater na batedeira para ficar bem fofo, juntar a metade dageléia de laranja e misturar.

Montagem:
Colocar uma parte da massa em um prato grande e umedecer com metade do suco de laranjamisturado com o Cointreau, espalhando sobre toda a superfície da massa. Colocar todo orecheio, cobrir com a outra metade do bolo e umedecer com o suco de laranja restante.Espalhar a geléia de laranja reservada por toda a superfície do bolo.

Cobertura:
Derreter e temperar o chocolate branco. Despejar e espalhar o chocolate temperado por todoo plástico bolha, formando uma camada uniforme. Deixar secar até que fique firme, porémmaleável. Revestir o bolo e levar à geladeira até que o chocolate seque. Retirar oplástico delicadamente.

Decoração:
Derreter e temperar o chocolate meio amargo. Juntar a glucose e misturar bem. Dividir emtrês partes iguais e embalar cada uma em filme-plástico, formando uma espécie de“rolinho”. Deixar descansar na geladeira por 30 minutos, ou até que fique numaconsistência boa para modelar. Desembrulhar o rolinho, sovar a massa e entre duas folhasde plástico abrir uma camada fina de massa. Retirar o plástico e cortar as”pétalas” com ajuda dos cortadores. Fazer uma rosa de cada vez: enrolar aspétalas menores (cortadas com cortador de 2cm de diâmetro), formando o miolo da rosa e,ao redor, vá colocando as maiores (cortadas com cortador de 3cm de diâmetro), dando oformato da flor. Prender bem as pétalas na base, pressionando-as com as pontas dos dedos.Para fixar as rosas no bolo, “colar” utilizando um pouco de chocolate derretidona base de cada rosa. Fazer também folhinhas de chocolate: cortar a massa no formato deuma folha e, com uma faca, marcar levemente suas nervuras. Colocar no bolo próximo àbase das rosas.

Sobre o Autor

Postagens Relacionadas