18 de fevereiro de 2020

Aquecimento global pode aumentar dengue no Brasil – Ecossistema

Aquecimento global pode aumentar dengue no Brasil

O aumento da temperatura cria condições “propícias” para o crescimento de casos de malária na Amazônia e de dengue nos centros urbanos, afirmou à BBC Brasil o cientista Diarmed Campbell, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Os países tropicais como o Brasil são muito mais vulneráveis às doenças do que os países europeus”, disse Campbell.

O alerta foi dado durante a apresentação do relatório da OMS sobre as mudanças climáticas e o seu impacto na saúde do homem, durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, em Milão.

Segundo a pesquisa, 2,4% dos casos de diarréia e 2% das incidências de malária em todo o mundo são consequências diretas do aumento de temperatura no planeta.

As mudanças climáticas também influenciam e dificultam os programas de combate a epidemias. Uma área que antes era considerada fora de risco passa a representar um perigo para a saúde pública.

Dados

No ano 2000, 155 mil pessoas morreram vítimas de doenças desenvolvidas com o aumento súbito do calor, e outras 5,5 milhões tiveram o seu nível de saúde reduzido.

Nos países industrializados, as consequências surgem na forma de estresse, que pode levar à ocorrência de infartos, e desidratação, como os 20 mil mortos registrados no último verão europeu.

Sinusite, bronquite e asma são outros sintomas de que o ar está muito poluído. Já nos países pobres ou em desenvolvimento e localizados principalmente na região tropical do globo, a elevação da temperatura provoca diarréia, malária, intoxicação alimentar, leishmaniose e desnutrição, além de outras pragas.

A OMS ainda não calculou o custo destas doenças na economia dos países, mas certamente é significativo, levando em conta alguns indicadores como a venda de remédios e internações hospitalares.

O estudo publicado pela OMS diz que o aumento da temperatura mundial pode favorecer a propagação de doenças originadas na água ou transmitidas por insetos.

As mudanças climáticas também podem prejudicar a agricultura e levar milhares de pessoas à má nutrição.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas