25 de fevereiro de 2020

    Apresentação do Estado do Paraná

    Apresentação do Estado do Paraná – O Paraná localiza-se na Região Sul do País, ocupando uma área de 199.554 km2, que corresponde a 2,3 % da superfície total do Brasil e contando atualmente com 399 municípios instalados (Julho/2004). São cincos as zonas naturais do Estado, ou seja: o Litoral, a Serra do Mar, os Primeiro, Segundo e Terceiro Planaltos, todos reservando agradáveis surpresas. Natureza e história no litoral; progresso e humanismo em sua capital; mistério e tranqüilidade em Vila Velha; expansão agroindustrial no Norte e Sudoeste; as empolgantes cataratas e o gigantismo de Itaipu no Oeste, em Foz do Iguaçu. Na área de hospitalidade, o Paraná conta atualmente com 528 hotéis e os serviços de aproximadamente 977 agências de turismo com 1076 guias de turismo cadastrados.

    A mão-de-obra é qualificada através de vários cursos técnicos e profissionalizantes além dos mais de 40 cursos de turismo de nível superior.
    Os Centros de Convenções de Curitiba, Foz do Iguaçu e os Conventions Bureaux dessas cidades e de Londrina, Maringá e Ponta Grossa marcam definitivamente a entrada do Paraná na área de congressos e convenções, provocando um acréscimo significativo nas empresas organizadoras e prestadoras de serviços, que encontram-se quantificadas em 91. No litoral, com 98 km de extensão, está localizada a baía de Paranaguá com 300 km2 de área, uma das mais importantes do Sul do Brasil, onde destacam-se os portos de Paranaguá e Antonina.

    A população estimada em 9,9 milhões de habitantes (IBGE – 2003) é formada, predominantemente por descendentes de diversas etnias como: poloneses, italianos, alemães, ucranianos, holandeses, espanhóis e japoneses que aqui se fixaram, juntando-se ao índio, ao português e ao negro, os três elementos básicos que formaram o povo e a cultura paranaense, fazendo com que o Paraná seja conhecido como a “Terra de Todas as Gentes”.

    A diversidade de paisagens, a fertilidade do solo, os usos, costumes e as características de sua gente, fazem do Paraná um Estado sui-generis e o coloca em privilegiada situação no cenário nacional.

    Fonte: Secretaria de Estado do Turismo

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas