21 de janeiro de 2020

Apresentação do Distrito Federal

Foto: Alvaro CalzáApresentação do Distrito Federal – Falar de Brasília é falar de poder, decisões, acordos, leis e tantos outros temas que envolvem uma cidade desse porte. Mas também é falar de qualidade de vida, progresso, futuro, arquitetura, misticismo… É esse conjunto que faz de Brasília uma cidade única, ou melhor, uma capital única. Ninguém contesta o charme e a beleza de Salvador e Rio de Janeiro, cidades que já ostentaram o título de capital federal, mas Brasília, literalmente, nasceu para ser “nossa capital”.
Sonhada desde 1761, por Marquês de Pombal, a construção de Brasília foi idealizada por vários outros políticos, mas a realização da grande obra teve início apenas no governo dejuscelino Kubitscheck, em abril de 1957.

Construção recorde. No dia 21 de abril de 1960, o País ganhou a sua moderna capital, estrategicamente localizada. Um projeto arrojado, assinado pelo urbanista Lúcio Costa, que faria da região CentroOeste brasileira um verdadeiro marco na arquitetura mundial, juntamente com Oscar Niemeyer, responsável pêlos projetos das edificações. Toda a magia que envolve Brasília pode ser justificada pela visão de D. João Bosco, o padre santo, em 1883, na Itália: “Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destas montanhas, aparecerá neste sítio a terra prometida, donde fluirão leite e mel”. D. João Bosco definiu o local exato destas montanhas: entre os paralelos 15° e 20°, exatamente onde foi construída a capital federal.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas