8 de dezembro de 2019

Antártida – Evidência da mudança climática – Curiosidades e Informações

Antártida – Evidência da mudança climática – Um rápido e inesperado aquecimento dos lagos de uma ilha deserta da Antártida é uma convincente evidência do impacto ambiental do aumento das temperaturas globais.
Em um artigo publicado na revista Science, cientistas britânicos e canadenses disseram que um estudo de 20 anos revelou mudanças dramáticas nos lagos da Signy Island causados por um aumento de um grau centígrado na temperatura do ar.
Tal fato provocou uma série de mudanças nos lagos da ilha, localizada a 700 quilômetros a nordeste da Península Antártica.    
Os cientistas consideram que os lagos polares são detectores antecipados da mudança produzida pelo aquecimento global.
O aumento nas temperaturas dos lagos no inverno foi três vezes maior que as temperaturas do ar local. A quantidade de tempo que os lagos estiveram completamente congelados em um ano diminuiu em mais de quatro semanas.
Este declínio permitiu que a água e os sedimentos do lago absorvessem energia solar que normalmente seria refletida pelo gelo.
Os níveis de nutrientes nos lagos aumentaram, certamente devido às correntes que se precipitavam sobre terreno dissolvido em lugar de gelo. As algas e fitoplancton também aumentaram.
Signy Island, nas Ilhas do South Orkney, leva o nome da esposa do capitão de um navio baleeiro que tinha uma estação ali no início do século XX. Tem 6,5 quilômetros de comprimento e cinco quilômetros de largura. Uma grande parte da ilha está permanentemente coberta de gelo.
Mas no verão, ficam expostas extensas áreas de musgo e certas ervas, além da existência de lagos de água doce.
Os investigadores afirmam que o fato da ilha ser deserta lhes permitiu obter medidas não afetadas pela contaminação local ou o aquecimento associado com as cidades.
No hemisfério norte, onde estão sendo verificadas rápidas mudanças nos lagos, constatou-se que tais mudanças foram com freqüência associadas a grandes centros de população humana. Enquanto aqui, estamos em uma ilha que está a milhares de quilômetros de distância da cidade mais próxima…

DESCOBERTAS CONTRADITÓRIAS?
O estudo sobre Signy Island foi publicado apenas duas semanas depois que outros investigadores publicaram na revista Nature que as temperaturas tinham baixado desde os meados da década de 1980 nos áridos e inóspitos vales da Antártida.
Estes investigadores assinalaram que o clima está se aquecendo globalmente, e que os Vales Secos da região da Antártida são uma exceção.
Cientistas afirmam que as descobertas de sua equipe e os resultados aparentemente contraditórios dos Vales Secos ilustram que existem variações regionais no fenômeno do aquecimento global.
Também assinalou que os Vales Secos se encontram localizados a 6.500 quilômetros do Signy Island.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

Postagens Relacionadas