22 de janeiro de 2020

Água Tratamento da Hidroterapia – Banho de Imersão – Medicina Alternativa

Banho de Imersão

Banho feito em banheiras, com água fria ou quente.
FRIO: Deve ser rápido, com duração máxima de 2 minutos. E indicado para baixar febres, acalmar o sistema nervoso e ativar a circulação.
QUENTE: Tem duração de 20 minutos e pode ser potencializado através de chás medicinais, tais como cavalinho, palha de aveia, flores de feno, samambaia do mato, alfafa, eucalipto etc. Coloque também um pouco de sal grosso na água. Depois do banho, tome uma rápida ducha de água fria, para fechar os poros. Este banho é especialmente indicado para combater doenças artríticas e reumáticas.

Banhos de Vapor e Inalação

Os banhos de vapor são excelentes para depurar o sangue e para descongestionaras vias respiratórias. Combate dores de cabeça, catarro nos brônquios e sinusite. Nestes casos, a aplicação de vapor deve ser direcionada para a cabeça e o tórax do paciente, com duração de 20 minutos, intercalados a cada 5 minutos, com fricção de toalha molhada em água fria.
Para preparar a inalação, use um caldeirão, uma lata que possa irão fogo ou uma panela de boca larga, cheia de água e ervas medicinais. Use fogo alto, deixe ferver por alguns minutos e depois leve imediatamente ao paciente, que deverá inalar o vapor que sobe da fervura, abrigado por um cobertor. Ao final da inalação, faça fricção com toalha molhada em água fria para fechar os poros. Pessoas com baixa pressão arterial e que sofrem do coração não devem tomar banhos de vapor.

Texto extraído do livro “Medicina Alternativa de A a Z”, Carlos Nascimento Spethmann.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas