31 de março de 2020

    Agressão infantil – Relação Familiar

    AGRESSÃO INFANTIL 02 – Perguntas e Respostas
    1) Como se deve fazer para educar filhos com atraso mental? Primeiro você tem que se fazer presente na escola onde seu filho está, para que as pessoas capacitadas possam lhe orientar. Há vários tipos de retardamentos mentais. É muito difícil generalizá-los em uma resposta. Existem aqueles mais leves, os moderados e os profundos. Os mestres, que contam com a ajuda de especialistas médicos, é que poderão orientá-la melhor.

    2) O que é a dislexia? É quando alguém escreve de uma forma e fala de outra. Há graduações profundas, leves e moderadas dentro da enfermidade. Tudo depende da avaliação médica.

    3) Como se deve dizer aos filhos que os pais vão se divorciar? Depende da idade dos filhos. Não é a mesma coisa falar com crianças entre 2 e 4 anos, e com outras na faixa dos 12 anos. Cada discurso tem que estar adaptado à idade mental das crianças.

    4) Se alguns pais discutem muito diante de seus filhos, como isso pode afetar o futuro deles? Isto depende do tipo de discussão. Não se deve generalizar. Agora quando a discussão envolve agressão física, é aconselhável a ajuda de psicólogos especializados, pois tais brigas podem comprometer o comportamento futuro dos filhos.

    5) Como se deve explicar a crianças de 3 a 5 anos que seu pai faleceu? Depende do tipo de vínculo que exista com os filhos. Toda explicação sobre a morte tem que ser lenta, passo a passo. Em geral, as crianças nessa idade têm mais facilidade em aceitar e esquecer o fato.

    6) Qual a melhor forma de solucionar conflitos entre irmãos? Depende de vários fatores: se são pequenos, se são do mesmo sexo ou não, se são vários. É uma situação particular em cada família, não se pode generalizar. Entretanto, um diálogo justo, ouvindo todas as partes, costuma surtir bons resultados.

    7) Umas boas palmadas são úteis quando a criança se porta mal? É bom colocar limites. Nem sempre esses limites têm que ser “manuais”. Os pais têm que ter o poder, com o tom de voz, com a firmeza e com a convicção de que o que está dizendo é o correto. Principalmente, devem ensinar pelo exemplo pessoal.

    8) Até onde os adolescentes são afetados com a separação dos pais? A separação dos pais sempre afeta, não importa a idade dos filhos. Com os adolescentes o diálogo é mais fácil, principalmente porque devem ter amiguinhos na mesma situação pela qual estão passando. Isso dá um tom de “normalidade” à situação.

    9) Meu sobrinho tem 6 anos e é hiperativo. Quanto tempo isso pode durar? Nesses casos, somente uma consulta com um psicopedagogo pode dar respostas a tantas perguntas que surgem. Às vezes a hiperatividade pode trazer problemas mais sérios. É imprescindível a consulta com um especialista.

    10) Como repreender uma criança de 5 anos que é muito travessa na escola? A primeira coisa que deve ser feita é conversar com a criança. Se isso não adiantar, tente fazer um teatrinho que tenha relação com a vida cotidiana. Dessa forma, com essa brincadeira, você poderá descobrir o que está realmente acontecendo. Em segundo lugar, vem uma conversa com os professores. Muitas coisas poderão ser esclarecidas e alguma ajuda virá dessa conversação, com certeza.

    11) Tenho uma filha com 9 anos que diz muitas mentiras. Que posso fazer? Primeiramente, se certifique se não há alguém na família com este hábito e que ela o esteja imitando. Depois, uma boa conversa, com carinho e ouvindo os argumentos da criança, costumam resolver o problema.

    12) Como devo explicar a meus filhos que me casarei de novo? Isto requer uma longa conversa. Muitos filhos aceitam com naturalidade. Outros requerem a ajuda de um psicólogo. Cada caso é um caso.

    13) Minha mãe mima muito meus filhos. Às vezes acredito que ela os queira convencer de gostar mais dela do que de mim. Que posso fazer? Todas as avós do mundo são assim, com raras exceções. Permita que sua mãe seja avó, não trate de competir com ela. Você tem muito para dar a seus filhos.

    14) Minha filha assiste muito televisão. Quantas horas diárias devo permitir isso? Depende da idade de sua filha e de seus interesses. É característica das crianças ficar muitas horas diante da TV ou dos computadores. Trate de buscar para eles outras atividades que lhes tome o tempo.

    Sobre o Autor

    O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

      Postagens Relacionadas