27 de janeiro de 2020

A Bulimia Nervosa – Corpo e Saúde

A Bulimia Nervosa – Comer compulsivamente em um curto espaço de tempo, e logo em seguida provocar o vômito voluntariamente para desfazer-se das calorias ingeridas, são os sintomas mais comuns que caracterizam a bulimia nervosa.
É preocupante o fato de que os 90% das pessoas que padecem desta desordem alimentar são mulheres, em sua maioria jovens entre as idades de 18 a 20 anos. Entretanto, a bulimia também pode desenvolver-se em pessoas maiores de 20 anos e em adolescentes.
As causas dessa disfunção compreende fatores individuais, biológicos, psicológicos, familiares e sócio-culturais. Cada vez mais, os atuais padrões de beleza, tão propagados pelas modelos profissionais, afetam milhões de jovens. A indução ao vômito depois de ter ingerido grandes quantidades de alimentos, o uso de laxantes, supositórios ou diuréticos são métodos utilizados pelas mulheres para desfazer-se da comida ingerida, antes que o organismo absorva as suas calorias. Algumas pessoas recorrem, também, ao exercício físico imediatamente depois de haver ingerido comida, no intuito de “queimar” as calorias ingeridas.
A anorexia caracteriza-se, fundamentalmente, pelo medo de engordar e o desejo de manter-se magra, abaixo dos padrões normais. Os que sofrem de bulimia nervosa, embora temam à obesidade, diferentemente dos anoréxicos, podem estar dentro de um peso perfeitamente normal, ou até mesmo um pouco acima do peso desejado. O mais contraditório da enfermidade é que, enquanto temem à comida, consomem grandes quantidades de mantimentos. 
Algumas vezes chegam a ingerir até 20.000 calorias de uma vez. Seus ataques são, usualmente, feitos a doces e a comidas de alto valor calórico como sorvetes, tortas e bolos. Outro detalhe que os diferencia dos anoréxicos, é que não renegam seus problemas com a comida e se sentem envergonhados por sua conduta. São freqüentemente impulsivos e têm mais probabilidade de ver-se envolvidos em outros tipos de vícios do que quem sofre de anorexia.
Entretanto, muitas pessoas com bulimia apresentam antecedentes de anorexia ou obesidade. Em alguns casos podem apresentar uma desordem depressiva, de ansiedade, de pânico ou fobia social. Outras condutas aditivas, como uso de drogas e alcoolismo, podem manifestar-se.

Sobre o Autor

O despertar da Consciência é nosso sistema de publicação automático dos conteúdos.

    Postagens Relacionadas