Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

ENURESE INFANTIL

Enurese é o mesmo que incontinência urinária. Esse problema é uma fonte de dor de cabeça e apreensão para muitos pais, que não se conformam com a dificuldade dos filhos pequenos em controlar seus instintos fisiológicos.
Infelizmente alguns cometem injustiça com as crianças, chegando a ser cruéis, na tentativa de "educá-las" neste particular.
Somente a partir dos 6 ou 7 anos de idade a criança terá desenvolvido controle completo sobre seus instintos fisiológicos e cabe aos pais ajudá-la a superar essa barreira.
Durante o dia, ajude-a a lembrar-se de ir ao banheiro a cada 2 horas, pois suas brincadeiras, de tão interessantes, fazem com que esqueça de urinar e quando sente vontade não a tempo de chegar ao banheiro.
Para evitar que urine na cama à noite, não permita que beba nenhum líquido após as 17 horas; se reclamar de sede excessiva, dê-lhe uma fruta suculenta para comer (pêra, maçã, morangos etc.). Durante a noite, acorde-a várias vezes e conduza-a ao banheiro; aos poucos, ela aprenderá a armazenar a urina na bexiga até que possa esvaziá-la.
Quando acontecer de ao acordá-la encontrar a cama completamente alagada, compreenda que foi apenas um acidente; não a recrimine nem exija explicações e jamais a castigue por essa razão - isso apenas agravaria a situação. Se a criança já ultrapassou a idade de 6 ou 7 anos e ainda urina na cama, verifique a existência de alguma causa psicológica: cobrança excessiva dos pais, brigas domésticas, sentimento de rejeição e frustrações são algumas das principais causas da enurese juvenil.
Nestes casos, é preciso remover a causa e injetar autoconfiança na criança através de palavras amáveis e estímulos positivos, para que ela consiga superar as dificuldades.


TRATAMENTOS

Frutas
Goiaba • Chá das folhas da goiabeira (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia. Evite tomar o chá após as 17 horas.

Plantas
Bálsamo • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia. Evite tomar o chá após as 17 horas.
Copaíba • Óleo de copaíba (6 gotas para 1 xícara de água). Tomar 3 vezes ao dia. Evite tomar o chá após as 1 7 horas.

Outros Tratamentos
Geoterapia • Compressa de argila na região do ventre, com duração de 2 horas.
Mel de abelhas • Tomar 1 ou 2 colheres (sopa) de mel de abelhas antes de deitar se.

Texto extraído do livro "Medicina Alternativa de A a Z", Carlos Nascimento Spethmann.