Carreta da Mulher fica em São Sebastião até dezembro

110a6c160214e00a56f7257b3de8e018_S

Moradoras poder?o realizar exames preventivos de c?ncer, mamografia e ecografia

Moradoras poderão realizar exames preventivos de câncer, mamografia e ecografia

SÃO SEBASTIÃO (17/11/13) – O “GDF Junto de Você” encerra suas atividades hoje, mas a Carreata da Mulher segue em São Sebastião até o dia 6 de dezembro. No espaço, as mulheres podem realizar exames. São 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer por dia. Ao todo, 15 profissionais auxiliam a população.

Segundo a enfermeira responsável, Ninnonrose Cortez, a cidade tem 40 mil mulheres. “Uma população que ultrapassa a do Paranoá e o nosso hospital de referência hoje é o do Paranoá. Temos um Posto de Saúde que atende a população então, esse trabalho de levar mais ajuda é de extrema importância para a mulher. Muitas coisas podem ser ensinadas e praticadas em casa, uma forma simples e barata de prevenção”, afirma a enfermeira.

Essa é a segunda vez que a carreta vem a São Sebastião, para a felicidade da doméstica Maria Do Livramento, de 45 anos. “Vir aqui é sempre mais rápido e prático. A saúde aqui está melhorando, tem uns programas legais como este, mas, é muita coisa para mudar e temos que reconhecer que 4 anos é pouco tempo para mexer em tudo. O bom é que a mudança já está aparecendo, aos poucos ela vai acontecendo e é isso que nós queremos”, diz ela.

Para quem tem acima de 45 anos não é necessário pedido médico para realizar a mamografia. Basta comparecer a unidade móvel localizada junto a Administração Regional e agendar o horário do exame. “Devido a grande procura pelo serviço, as pessoas estavam dormindo na fila. Com isso, criamos um horário de agendamento, os interessados agendam conosco um horário, vem, faz o exame e vai embora”, informou Ninnonrose Cortez.

COMO PARTICIPAR – As mulheres devem procurar a unidade móvel em frente a Regional de Saúde, das 7 às 9 horas da manhã e das 13 às 15 horas para agendar o exame. Com o horário em mãos volta ao local e apresenta documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e aguarda pelo atendimento.

(F.A/T.V)

Sobre o Autor

Postagens Relacionadas

Deixar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA