Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

A primeira vez - A iniciação sexual gera muitas dúvidas e o momento deve ser encarado com responsabilidade. Muitas perguntas sobre virgindade passam pela cabeça das pessoas antes da primeira transa, principalmente dos adolescentes. Cada vez mais jovens procuram um especialista para tirar suas dúvidas, em especial sobre a iniciação sexual e os métodos de contracepção. As perguntas mais freqüentes que as mulheres sem experiência levam aos consultórios de ginecologistas são sobre o uso de absorvente interno e sobre a penetração. Mas ainda há muitos jovens que se iniciam sem uma orientação média adequada, o que pode causar muita insegurança na vida sexual deles.

1 - Minha irmã me disse que para perder a virgindade é preciso romper o hímen. O que é isso? O hímen é uma fina membrana localizada na entrada da vagina, que é rompida na primeira relação sexual. Uma vez que ele é rompido, não se reconstitui. Por isso a virgindade pode ser perdida uma só vez.

2 - Tenho 20 anos e ainda sou virgem. Qual é a melhor idade para perder a virgindade? Não há uma idade certa, o que existe é o momento ideal. A pessoa precisa ter a cabeça preparada e julgar se o parceiro corresponde às suas expectativas. Também é necessário ter responsabilidade para evitar as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a gravidez indesejada.

3 - Tenho namorado mas nunca tive relação sexual. Devo ir ao ginecologista, mesmo sendo virgem? Não é necessário, mas se você tiver alguma dúvida ou queixa e quiser saber como acontece a relação sexual, um ginecologista pode orientá-la.

4 - Eu ainda não transei com meu namorado porque tenho muito medo de engravidar. Posso começar a tomar anticoncepcional antes da primeira transa? Pode. É muito importante que cuidados sejam tomados para que a relação aconteça. Além da camisinha, que é necessária para prevenir doenças, o anticoncepcional bloqueia a ovulação e, se for usado corretamente, é um método bastante eficaz contra a gravidez. Mas antes de começar a tomá-lo é preciso consultar um ginecologista.

5 - Tenho uma amiga que teve sangramento nas primeiras relações, mas comigo isso não aconteceu, nem quando perdi a virgindade. Por que ocorre o sangramento? Os tipos de hímen das mulheres são diferentes uns dos outros, por isso algumas tem sangramento, outras não. Com o rompimento do hímen, é comum sair um pouco de sangue nas primeiras relações. Nos casos em que o sangramento é mais intenso, um vasinho pode ter sido atingido com a penetração.

6 - Tenho medo de usar absorvente interno porque uma amiga me falou que ele pode tirar a virgindade. Isso é verdade? Não. A ruptura do hímen acontece só com a penetração, que pode ser do pênis, de um objeto ou até do dedo. O absorvente interno, usado corretamente, não atinge o hímen e por isso não há possibilidade de rompê-lo.

7 - Pelo tamanho da vagina é possível saber se eu vou sentir dor na primeira relação? Não. O que pode causar dor é o rompimento do hímen ou a forma como a penetração é feita, nunca o tamanho da vagina, que se dilata para a penetração do pênis.

8 - Nunca transei com meu namorado, mas ele já gozou perto da minha vagina. A minha dúvida é se eu posso engravidar mesmo sem penetração. Pode. Mas isso só acontece se o seu parceiro gozar na entrada da vagina, de onde os espermatozóides se deslocam até o colo do útero e vão ao encontro do óvulo.

9 - Tenho muito medo de alguma coisa dar errado na minha primeira transa. O que pode atrapalhar? A tensão e a falta de intimidade podem atrapalhar muito a primeira relação sexual. Por isso, antes da penetração é importante que o parceiro a estimule adequadamente. Além disso, a falta de cuidados com a prevenção de DSTs e gravidez pode deixar vocês preocupados com as possíveis consequências e impedir que fiquem relaxados.

10 - Tenho medo de transar e meu corpo começar a mudar. Isso pode acontecer? Não. As mudanças do corpo, como o aumento dos seios e dos quadris e o aparecimento de pêlos, acontecem somente durante a puberdade, por causa das alterações hormonais. A transa não altera o desenvolvimento do corpo, a menos que ocorra a gravidez.

11 - É verdade que na primeira transa eu não corro o risco de engravidar? Não, isso é uma grande mentira. As chances de você engravidar na primeira relação são as mesmas de uma mulher que já transou muitas vezes. E além de engravidar você pode contrair alguma DST ou mesmo a Aids, se não usar camisinha, que deve ser sua companheira desde a primeira transa.

12 - Meu namorado é virgem. Ele também pode sentir dor na primeira transa? O homem geralmente não sente dor quando perde a virgindade. Mas há casos excepcionais, devido a alterações anatômicas, como a fimose, nas quais o homem pode sentir dor.

13 - Já ouvi dizer que alguns homens têm fimose. O que é isso? Fimose é o estreitamento da pele que recobre a glande (cabeça do pênis). Quando o homem tem fimose, há um anel que enrijece a pele e impede ou dificulta a exposição da glande, mesmo quando o pênis está ereto. O problema não impede a relação sexual, mas alguns homens podem sentir dor ou ter a ereção dificultada por causa da fimose.