Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

COMO RECONHECER AS CONTRAÇÕES DO PARTO - Nos últimos dias da gravidez é normal sentir contrações. Entretanto, o temor de muitas futuras mamães, especialmente aquelas de "primeira viagem", é não saber quando estão sentindo as contrações "de verdade", ou seja, aquelas que indicam que o bebê chegará logo e que já está na hora de ir para o hospital.
Temos algumas respostas a essas dúvidas, considerando, entretanto, que nem tudo acontece igualmente a todas as grávidas, afinal, cada mulher é diferente e cada parto é distinto um do outro, inclusive para a mesma mulher.
Quando se aproxima a data estimada pelo médico (mais ou menos 40 semanas desde a última menstruação) para o parto, a futura mãe usualmente apresenta sintomas de um "falso parto". São contrações irregulares como se os músculos do útero se "apertassem" e foram denominadas de contrações de Braxton Hicks. São normais, embora às vezes possam ser dolorosas. As contrações de Braxton Hicks acontecem normalmente à tarde ou à noite, principalmente quando a mulher se sente cansada, ou logo depois de uma atividade física.
Então como reconhecer as contrações "de verdade"?
Primeiro, preste atenção ao espaço de tempo que transcorre entre o começo de uma contração e o começo da seguinte.
Estes são algumas dos sinais que deve observar:
- Durante o trabalho de parto verdadeiro, as contrações são regulares e acontecem geralmente a cada 5 minutos ou menos;
- Duram entre 30 e 70 segundos. Com o passar do tempo, o intervalo entre uma contração e outra diminui para 3 minutos e segue diminuindo, mas sempre de forma regular;
- As contrações continuam com a futura mamãe em movimento. Durante um "parto falso", algumas vezes as contrações cessam quando se muda o corpo de posição.
Outro indicador é determinar como se sentem as contrações. As que denotam trabalho de parto começam, geralmente, nas costas e se "movem" para frente, na direção do baixo-ventre. Quando são as contrações de Braxton Hicks, as mesmas são sentidas somente no abdômen. No parto verdadeiro a força das contrações aumenta de modo regular enquanto se aproxima o momento de dar à luz. Pelo contrário, as contrações do parto falso podem alternar entre fortes e fracas e não se fazem mais fortes com o passar do tempo.
Em todo caso, sempre tenha à mão o número de telefone de seu médico, para comunicar-lhe o andamento das contrações, pois a palavra definitiva é dele sobre o momento de ir para o hospital. 
Há mulheres que entram em trabalho de parto sem sentirem contrações. Nesse caso o sintoma é o rompimento da bolsa amniótica, ou bolsa d'água. O médico deve ser contatado imediatamente.