Aguarde!
 Carregando o Conteúdo
          desta Página...
Home TopGyn
Envie por E-mail Fale Conosco

AS UNHAS E A SAÚDE
As unhas nascem da matriz situada por baixo da meia-lua. Estas células são vivas e constituídas de proteínas, sendo a mais importante: a queratina. Esta zona da unha é muito sensível e uma técnica de unhas profissional deve ser formada para tratar as mesmas com o devido respeito e cuidado.

A técnica nunca manipula a matriz, a qual vai produzir células idênticas às que foram produzidas antes do período de tratamento das unhas com gel. O mesmo acontece durante e depois deste período de tratamento. Em conclusão, o tratamento nunca interfere com as funcionalidades da unha natural.

As células são empurradas para cima provocando o crescimento da unha. Neste processo as células morrem e tornem-se a parte visível da unha; sendo assim, a parte da unha na qual se aplica o gel (a parte visível) não respira!

A unha natural é lubrificada por óleos, evitando assim a desidratação. Por causa da limpeza excessiva das mãos, ou a utilização de produtos agressivos de limpeza, a camada protectora da superfície da unha natural é eliminada, provocando a desidratação da unha resultando numa unha quebradiça, lascada e sem flexibilidade. As agressões externas do dia a dia, as solicitações intensa e eventualmente agressivas das unhas também colaboram à danificação da unha.

O gel UV contribui ao crescimento e protecção da unha natural de forma saudável. Uma maneira muito saudável de proteger a unha natural é a aplicação de uma camada de gel UV porque não interfere com o seu crescimento livre e saudável. O gel constitui igualmente uma base para a aplicação de vernizes, evitando a constante desidratação da unha a cada limpeza e remoção com solventes orgânicos, compostos por alguns componentes quimicamente agressivos. O gel UV não penetre na unha natural como também não tem condições para penetrar no sistema sanguíneo.

Pode usar o gel UV para proteger as unhas anos após ano sem “descanso”! O gel UV necessita de uma manutenção consoante o crescimento da unha (3 a 4 semanas). Na manutenção, a técnica verifica o estado da unha e reconstrui o equilíbrio da estrutura do gel. A aplicação da camada de gel UV obedece a um processo de “construção” ou “escultura” muito rigoroso, definido por regras e normas estritas. Este processo assegura o correcto equilíbrio da unha, proporcionando uma camada fina onde a unha precisa de flexibilidade, e uma maior espessura onde precisa ser reforçada.

Remover o gel UV da unha natural também é um processo reservado exclusivamente à técnica de unhas profissional: nunca se deve “arrancar” o gel em casa! Caso isso acontecer, além de “arrancar” o gel, uma parte da unha natural também é retirada, danificando-a, enfraquecendo-a temporariamente. Uma técnica de unhas devidamente formada retira o gel sem prejudicar a unha natural. Trabalho em excesso na unha natural pode resultar no enfraquecimento temporário da superfície da unha. Porem, a unha que nasce da matriz será sempre saudável.

Fungos? É praticamente impossível contrair fungos nas unhas com o tratamento de gel UV. Um tratamento realizado por uma técnica de unhas profissional qualificada segue regras muito rigorosas ao nível da higiene, desinfecção, e respeito pela saúde da unha natural. As técnicas profissionais devem seguir uma formação em anatomia e química no âmbito de uma aprendizagem rigorosa. Só depois de vários meses de prática com modelos podem se candidatar a técnica de unhas profissional.

O resultado final para os utilizadores deste tratamento resulta em unhas naturais, saudáveis, uniformes e fortes, com um acabamento ou pintura de acordo com o seu gosto, que dura, dura, dura...até a próxima visita. Como o gel permite à unha crescer de forma saudável, é muito geralmente uma experiência muito positiva em termos de melhoria estética: a base das unhas, que é cor-de-rosa (ou seja o leito) adopta uma forma mais comprida e estreita. Este fenómeno é ainda mais visível e “impressionante” para clientes com unhas muito roídas!

Cláudia Semedo:
1. Como tem sido a sua experiência com as unhas de gel?
A minha experiência tem sido maravilhosa, sempre tive muito cuidado com as minhas unhas, mas com a manicura tradicional era impossível elas ficarem tão bonitas por tanto tempo sem grandes preocupações.

2. Nota que as suas mãos chamam mais a atenção atualmente do que antes de ser adepta desta técnica? Sim, noto que as pessoas reparam muito mais nas minhas unhas e inclusive fazem comentários bastante agradáveis.

3. Pensa que o visual das suas mãos é importante para o trabalho que desenvolve?

Na televisão a comunicação e a imagem são a base de tudo e eu utilizo muito os gestos e as mãos para melhor comunicar e é muito importante que elas estejam cuidadas.

5. O que mais a fascina nesta técnica?

Para mim o mais fascinante nesta técnica é mesmo a durabilidade. Como ando sempre a correr de um lado para o outro, não tenho muito tempo para tratar das unhas e com as unhas de gel posso ficar descansada porque só tenho de as arranjar de três em três semanas e estão sempre impecáveis.

6. Conhece muitas utilizadoras de unhas de gel?

Conheço poucas.


7. Conhece alguns dos mitos que acercam este tema? O que pensa deles?

Conheço alguns mitos como ,por exemplo, a eterna dúvida acerca das unhas de gel estragarem a unha natural, mas estou bem esclarecida em relação a isso. Só uma má técnica de unhas de gel é que estraga a nossa unha, o gel em si é inofensivo.

8. Qual o estilo de pintura que costuma adoptar nas suas unhas?

Eu gosto de pinturas muito suaves e naturais. Costumo fazer manicura francesa ou então ponho um branco leitoso, cores bem discretas.


10. Qual o conselho que dá às mulheres que pretendem ter unhas de gel?

A única coisa que posso dizer é que estou muito satisfeita com as unhas de gel e que acho que o uso das mesmas só traz vantagens por isso aconselho o mais possível.